Em uma recente edição da Revista Encontro, encontramos uma história inspiradora que destaca o impacto transformador da educação tecnológica e da robótica. Sofia Lana, uma aluna da DHEL desde os 4 anos de idade, compartilhou sua jornada notável e como a robótica a ajudou a se tornar uma jovem líder, mesmo sem aspirações iniciais de seguir uma carreira na área.

Sofia aos 4 anos de idade

Sofia expressou: “Desde pequena, aprendi como o mundo da robótica pode ensinar muito mais que todos os anos na escola. Não me considero uma pessoa de exatas e nem quero seguir uma profissão nesse ramo, mas a robótica me ensinou mais que montar robôs, me ensinou a gerir projetos, a liderar, trabalhar em equipe, me organizar e resolver problemas sem medo. Aprendo a usar softwares de modelagem, animação e a usar as várias ferramentas da Microsoft e do Google, que me ajudam a fazer trabalhos de escola mais criativos e diferentes que o dos meus colegas.”

A história de Sofia destaca a importância da aprendizagem por projetos e da educação tecnológica em nosso mundo em constante evolução. A metodologia de aprendizagem por projetos é uma abordagem que a DHEL e muitas outras instituições educacionais estão adotando para preparar os alunos para o futuro.

Sofia aos 12 anos, apresentando o projeto de inovação da equipe em Massachucetts, EUA.

Aprendizagem por Projetos: Além da Teoria

A aprendizagem por projetos vai além da teoria tradicional, incentivando os alunos a se envolverem em projetos práticos e significativos que abordam desafios reais. Ao enfrentar problemas do mundo real, os alunos desenvolvem habilidades práticas, resolução de problemas, criatividade e pensamento crítico.

Na DHEL, essa metodologia é incorporada ao currículo desde cedo, permitindo que os alunos explorem o mundo da tecnologia e da robótica de maneira prática e envolvente. Eles não apenas constroem robôs, mas também gerenciam projetos, colaboram com colegas, resolvem problemas complexos e aprendem a utilizar uma variedade de ferramentas tecnológicas.

Preparando para um Futuro Incerto

O mundo está em constante evolução, e o mercado de trabalho exige habilidades que vão além do conhecimento técnico. A aprendizagem por projetos prepara os alunos para esse cenário incerto, capacitando-os a se adaptarem, inovarem e liderarem em diversas situações.

Sofia Lana é um exemplo de como essa abordagem pode capacitar os alunos a se tornarem líderes, mesmo que suas carreiras não estejam diretamente ligadas à tecnologia. Ela aprendeu a liderar, resolver problemas e a utilizar ferramentas tecnológicas para criar trabalhos escolares criativos.

Conclusão

A história de Sofia Lana na Revista Encontro destaca o impacto da robótica e da aprendizagem por projetos na formação de jovens líderes. Essas abordagens estão moldando a educação do futuro, capacitando os alunos para enfrentar desafios complexos e prosperar em um mundo tecnológico em constante mudança.

Na DHEL, estamos comprometidos em proporcionar a nossos alunos uma educação que vá além da teoria, preparando-os para um futuro brilhante, independentemente de seus objetivos de carreira. A educação tecnológica e a aprendizagem por projetos são os pilares dessa jornada.

Se você deseja saber mais sobre a história de Sofia e a influência da robótica na educação, leia a reportagem completa no site da Revista Encontro. Junte-se a nós na celebração dessa incrível jornada de aprendizado e na busca por um futuro repleto de oportunidades.
#Educação #Tecnologia #AprendizagemPorProjetos #Robótica #Inovação #Liderança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *