Cursos de tecnologia, robótica e programação
para jovens e crianças a partir de 4 anos
MG
DHEL BH - Lourdes
Colégio Loyola
Colégio Santa Dorotéia
Colégio Sagrado Coração de Jesus
Colégio Santo Agostinho
Colégio Logosófico
Colégio Buritis
SP
Colégio Santo Agostinho
Colégio Aurum
DHEL Go é o serviço de levar os cursos para dentro da sua casa ou condomínio. Nossos professores vão até você e levam os materiais utilizados.
DHEL online é a modalidade híbrida em que os estudantes fazem as aulas ao vivo pela internet e participam de dois encontros presenciais por semestre aos sábados, na sede da DHEL.
9º ano do Ensino
Fundamental e Médio
Aulas de 1h45min, uma vez por semana.
Todos os cursos acontecem em módulos semestrais de 16 aulas, com o mínimo de 5 e o máximo de 12 estudantes por turma.
As aulas da DHEL partem de um problema aberto e prático exigindo dos participantes uma abordagem sistêmica que reúne tanto a utilização de conteúdos técnicos (hard skills) quanto habilidades de auto-gestão e trabalho em equipe (soft skills/habilidades socioemocionais).
Na DHEL todos os cursos são baseados em projetos. Primeiro lançamos um problema aberto que pode ser resolvido com uma construção ou programação. Na sequência, os estudantes partem para o desenvolvimento em grupo, num processo em que precisam elaborar hipóteses sobre como resolver, discutir a ideia com os colegas e negociar qual tentativa vai ser testada primeiro. Esse método desenvolve tanto habilidades técnicas quanto socioemocionais.
Ao longo do curso, procuramos oferecer o máximo de oportunidades aos estudantes, por isso fazemos uso de uma ampla gama de plataformas open-source que podem ser usadas também em casa, como por exemplo: Scratch, Tinkercad, Canva além de componentes eletrônicos como Arduino e kits como LEGO.
Para crianças e jovens de 4 a 16 anos. Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Não. Como se trata de uma atividade muito prática, os estudantes novatos são incluídos na turma com o apoio dos professores.
Não é necessário nenhum kit adicional, tudo está incluído no valor da semestralidade.
Para os cursos à distância (online ao vivo), é necessário acesso à internet e um computador com mouse e os dispositivos para videoconferência: webcam, microfone e fones de ouvido.
Cada turma tem de 5 a 12 estudantes (mínimo e máximo).
O cronograma do curso já prevê os feriados. Cada módulo semestral tem, pelo menos 16 aulas.
Não. Como numa na escola regular, os cursos são coletivos e cada turma tem um cronograma diferente. Mas, não se preocupe, como o curso é muito prático, ninguém “fica pra trás”, só porque perdeu uma aula!
Não há um fim para o curso. A medida que o/a estudante avançam, novos desafios são propostos no nível de cada um.
Sim. Ao final de cada semestre os estudantes recebem um certificado.
Somos uma escola de criação que acredita na colaboração. Todos os dias desafiamos nossos estudantes a criarem ou melhorarem algo, sempre entendendo o porquê de tudo que fazemos. E sempre de forma colaborativa, através do trabalho em grupo.
Nós acreditamos que a educação é muito maior do que a programação e a robótica! Este é o nosso compromisso.
Nesta fase de pré-alfabetização, o propósito é alimentar a imaginação e conectar a fantasia ao modo de construir.
As plataformas utilizadas incluem máquinas simples, desenhos, protótipos de papel, Magforms e LEGO Code Express, que induzem o pensamento computacional com blocos programáveis. Não há atividades em telas.
Últimos anos da Educação Infantil
Aulas de 1 hora, uma vez por semana.
Aqui a introdução à robótica e à programação é realizada em ambientes lúdicos e criativos. O propósito é organizar a construção de uma solução coerente com a narrativa proposta. Escutar e saber se posicionar dentro do grupo também são desafios presentes. As plataformas utilizadas incluem marcenaria e eletrônica básica, máquinas simples, desenhos, protótipos de papel, LEGO WeDo, Scratch e Impressão 3D.
1º e 2º ano do Ensino Fundamental
Aulas de 1h30min, uma vez por semana.
A partir dos 8 anos, o universo de soluções se expande e a linguagem tecnológica ganha novos recursos com Impressão 3D, LEGO Mindstorms, Microbit, Arduino e softwares de edição como Tinkercad, mBlock e Scratch. O propósito é apresentar ambientes de criação e prototipação para construir bases fundamentais do pensamento pelo design, do pensamento computacional e da atitude maker.
3º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Aulas de 1h30min, uma vez por semana.
Mão na massa! Aqui o propósito é dar fluência à linguagem tecnológica, desafiando os participantes a criar e desenvolver projetos práticos por meio de sprints de criação. Os projetos são baseados em situações reais que demandam a criação de robôs, automações, aplicativos ou produtos utilizando qualquer plataforma disponível.
6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
Aulas de 1h45min, uma vez por semana.
Nessa fase, iniciamos a abordagem empreendedora como base para o desenvolvimento de projetos tecnicamente factíveis, economicamente viáveis e desejáveis e validados pelo cliente, utilizando eletrônica, prototipagem 3D, Arduino e construção de Apps.
9º ano do Ensino
Fundamental e Ensino Médio
Aulas de 1h45min, uma vez por semana.