As turmas do DHEL mini seguem mergulhadas em um universo de descobertas, onde aprender é uma mistura deliciosa de corpo em movimento, mãos na massa e muita imaginação.
Neste semestre, temos explorado com mais profundidade o nosso tapete de Scratch, uma ferramenta de programação desplugada que ajuda a construir — de forma lúdica e acessível — os fundamentos da lógica de programação, sem o uso de telas.

Ao mesmo tempo, seguimos com a construção de “máquinas” e “coisas” , utilizando vigas, manivelas, polias e engrenagens, que aproximam as crianças dos conceitos da robótica de maneira prática e sensorial.

Programação desplugada: aprender a pensar

Nas atividades com o tapete, cada criança assume o papel de um “personagem” programável. Elas recebem comandos visuais como andar para frente, virar à direita, pular, esperar, entre outros — e devem seguir as instruções para alcançar um objetivo: dar a volta na mesa, chegar a uma cadeira, atravessar um labirinto, ou mesmo fazer uma dança robótica no lugar.

Esses comandos não são só movimentos: são blocos de lógica que formam algoritmos físicos, onde as ações precisam acontecer na ordem certa para funcionar corretamente.

A cada desafio, os(as) estudantes:

✔️ Organizam sequências
✔️ Testam hipóteses
✔️ Corrigem trajetos
✔️ Criam novas soluções

Além de promover a compreensão de causa e efeito e a sequência lógica de ações, esse tipo de programação fortalece habilidades como atenção, escuta, planejamento, cooperação e uma noção cada vez mais sólida de espaço e tempo.

Máquinas simples: brincar para entender o mundo

Em paralelo, as turmas continuam a trabalhar com modelos mecânicos, como o lançador de pião, o cine de imagens e a moto com engrenagens. Esses projetos ajudam as crianças a entender conceitos como:

Elas montam, testam, desmontam e constroem de novo, sempre em duplas ou pequenos grupos, desenvolvendo uma postura ativa diante dos desafios — com escuta, respeito às ideias do outro e disposição para tentar outra vez.

Aprender com o corpo e com os colegas

Nosso objetivo não é ensinar tecnologia por si só, mas criar um espaço de experimentação, encantamento e construção coletiva de conhecimento. Ao programar um colega, prever reações, mudar de estratégia ou criar um novo caminho no tapete, seu(ua) filho(a) está desenvolvendo:

✔️ Raciocínio lógico
✔️ Linguagem de programação visual
✔️ Comunicação clara
✔️ Empatia e trabalho em equipe
✔️ Criatividade para resolver problemas

Save the date: Robocopa 2025

No dia 06 de dezembro, os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre ganharão vida na Robocopa, um evento que celebra as descobertas e conquistas dos estudantes DHEL.

Será um momento especial para que as famílias conheçam de perto os aprendizados construídos nas aulas e todo o raciocínio por trás de cada experiência.

Contamos com vocês nesse momento tão especial: um encontro entre a escola, a família e o mundo que nossos(as) estudantes estão ajudando a construir.

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