Direto da sala de aula!

Iniciamos o ano com uma revisão geral dos conceitos básicos de programação para aquecer os(as) veteranos(as), acolher e introduzir os(as) novatos(as).

A partir de 22/03/24, começará o módulo de eletrônica com Arduino, no qual os estudantes trabalharão no projeto de instalação elétrica e automação de um laboratório de acrílico criado pela DHEL.

O DHEL lab tem a metodologia ativa (problem based learn) em seu DNA. 

As atividades proporcionam o desenvolvimento da compreensão sobre circuitos elétricos, sobre o sistema Arduino e programações para seu funcionamento, associando a situações do cotidiano e da vida real como o Sistema IoT (internet das coisas). 

Os estudantes irão aprender a construir os circuitos que estão dentro das paredes, desde um interruptor para acender uma lâmpada à criação de automações controladas por sensores. O propósito das atividades é promover a prática da investigação, experimentação mão na massa, criação, produção de conhecimento e aprendizagem criativa.

Os estudantes aprenderão a construir os circuitos que estão dentro das paredes, desde um interruptor para acender uma lâmpada até a criação de automações controladas por sensores. O propósito das atividades é promover a prática da investigação, experimentação, criação, produção de conhecimento e aprendizagem criativa. Além da criação dos circuitos físicos, os estudantes farão simulações do mesmo no Tinkercad – programa de prototipagem desenvolvido pela Autodesk para crianças, jovens e adultos interessados em CRIAR “coisas”. Para a programação dos sistemas, utilizaremos o software Arduino IDE.

Para aqueles que querem explorar outros universos para além das aulas, o Tinkercad oferece recursos para simulação, modelagem 3D e animações. Como é um software aberto e gratuito, basta criar um login, se divertir em família e compartilhar conosco suas criações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *