robótica na educação básica; desenvolvimento de hard skills e soft skills; futuro da educação; educação e empreendedorismo

A robótica na educação básica tem se destacado como uma ferramenta poderosa para preparar as crianças para os desafios do século 21. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a robótica é um componente essencial da educação, conforme destacado no relatório “Future of Education 2030”. Neste artigo, não apenas exploraremos o que é robótica e a visão da OCDE sobre o assunto, mas também destacaremos alguns dos tópicos fundamentais abordados no referido relatório, demonstrando a relevância destes para a formação dos alunos nos dias atuais.

O Conceito de Robótica na Educação

A robótica, de acordo com a OCDE, vai além da construção de máquinas. Ela é uma ferramenta educacional que engloba a resolução de problemas, a criatividade e a colaboração. Mais do que apenas lidar com máquinas, a robótica na educação busca desenvolver habilidades fundamentais para a vida, como o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipe.

Alunos fazem teste de carros autônomos utilizando sensores de cor.

A Relevância da Robótica no Século 21

Vivemos em uma era onde a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas. Nesse contexto, a robótica torna-se crucial na formação das crianças para que possam compreender, interagir e, eventualmente, contribuir para um mundo cada vez mais tecnológico. Ao integrar a robótica na educação básica, as escolas estão preparando os alunos para enfrentar desafios futuros, estimulando a inovação e a resolução de problemas complexos.

Explorando o Relatório “Future of Education 2030” da OCDE

Ao mergulharmos nos tópicos abordados no relatório da OCDE, destacamos a ênfase na importância de desenvolver habilidades socioemocionais. A robótica na educação, segundo a OCDE, não apenas proporciona conhecimento técnico, mas também promove o desenvolvimento de habilidades interpessoais, preparando os alunos para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais globalizado.

O Enfoque da DHEL: Mais que Robótica, uma Linguagem Universal

Na DHEL, entendemos que a tecnologia é mais do que uma disciplina isolada; é uma linguagem universal que conecta pessoas. Para nós, o ensino das tecnologias vai além da robótica. Em nossas salas de aula, promovemos o desenvolvimento de habilidades técnicas (hard skills) e habilidades interpessoais (soft skills), incentivamos o empreendedorismo e fomentamos a criatividade. Acreditamos que essa abordagem holística prepara os alunos não apenas para enfrentar os desafios tecnológicos, mas também para serem cidadãos ativos e inovadores em suas comunidades.

Quando falamos em empreendedorismo, queremos esclarecer que, para nós, isso significa a iniciativa diligente de encarar problemas e propor soluções viáveis. Não deve ser confundido com o ato de criar empresas ou empreendimentos visando lucro, como na ótica capitalista.

Na prática: conheça alguns projetos de robótica desenvolvidos em sala de aula em 2023.

Convidamos pais, professores e profissionais da educação a assistir ao vídeo que apresenta alguns dos projetos desenvolvidos pelos nossos alunos em 2023. Esses projetos não apenas destacam as conquistas na área de robótica, mas também evidenciam o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o sucesso futuro. Na DHEL, estamos moldando mentes criativas, preparando nossos alunos para liderar e prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico.

Acesse aqui para explorar o extraordinário mundo da robótica na DHEL e testemunhar o potencial ilimitado que a educação baseada em tecnologia oferece às futuras gerações. Junte-se a nós na construção de um futuro onde a inovação é a linguagem universal que impulsiona o progresso humano.


Conheça também nossas consultorias educacionais para escolas e secretarias de educação DHEL academy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *