No Brasil, a educação é dividida em 2 fases: a básica e a superior. Enquanto a educação superior mantém um padrão de conclusão de 4 a 6 anos, a educação básica leva em média 17 anos para ser concluída. Por isso, foi dividida e hoje vamos falar sobre as etapas da educação no Brasil.

Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96), a educação básica deve ser estruturada e dividida pelas seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cada etapa tem suas metas e funções específicas para que o aluno possa se desenvolver e aprender da melhor forma possível.  

Educação Infantil: 

O objetivo dessa etapa da educação no Brasil é apresentar o ambiente escolar para a criança, como se ele fosse uma extensão de sua casa. A criança faz tudo que faria em casa e também atividades didáticas e educativas.  

A ideia é que, ao fim da educação infantil, o(a) aluno(a) esteja com alcance bem desenvolvido, tanto no aspecto físico quanto nos aspectos socioemocionais e intelectuais. Nessa fase, a criança aprende a interagir com outras pessoas, se conhecer, lidar  e controlar seus sentimentos e suas emoções. Desenvolve habilidades físicas como a coordenação motora, se acostuma com o ambiente escolar e ingressa na alfabetização da língua materna e também da linguagem digital. 

Para crianças da educação infantil nos períodos 1 e 2, a DHEL oferece o curso DHEL mini. Para conhecê-lo melhor, clique aqui 

E para ler nosso artigo completo sobre educação infantil e suas funções, clique aqui 

Ensino Fundamental: 

O Ensino Fundamental é a primeira etapa obrigatória de ensino. Crianças a partir dos 6 anos precisam, necessariamente, estar matriculadas em uma instituição de ensino. Essa etapa tem duração de 9 anos em média. Por acompanhar a criança em boa parte de sua infância e começo da adolescência, o Ensino Fundamental é dividido em 1 e 2. 

O Fundamental 1 abrange crianças de 06 a 10 anos, e é onde elas aprendem noções básicas de escrita, leitura, e cálculos simples, além de serem introduzidas no ensino de geografia, história, ciências, artes, tecnologias e outros. 

Dentro dessa etapa, a DHEL oferece o curso DHEL jr para crianças no 1° e 2° ano, e o DHEL one para crianças entre o 3° e o 5° ano. 

No Fundamental 2, os alunos têm entre 11 e 14 anos. Esse período mais curto é usado para lapidar e expandir o conhecimento previamente adquirido nos anos de estudo anteriores. 

Para adolescentes do 6° ao 8° ano, a DHEL trabalha com o curso DHEL full, e para alunos do 9° ano, o DHEL tech. 

Essa etapa serve também para preparar os alunos para o ensino médio. Tanto de forma intelectual quanto de forma psicológica.  

Ensino médio: 

Na etapa que atende adolescentes de 14 a 17 anos, os alunos aprofundam tudo que estudaram ao longo da vida e se despedem da educação básica. Trabalha-se também o senso estético e o pensamento crítico. 

Se inicia a preparação para os vestibulares e ENEM (exame nacional do ensino médio) e para o mercado de trabalho.  

Depois do ensino médio, o jovem pode escolher entre ingressar em uma universidade, no mercado de trabalho ou fazer um curso técnico profissionalizante.  

Para mais conteúdos como esse, nos acompanhe no blog e nos siga no Instagram! @robotica.dhel 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *