Robótica é assuntode criança? Quando pensamos em robótica, pensamos em tecnologia, inovação, códigos e programações super complicadas, coisa de adulto, não é mesmo?. Negativo! Conheça o DHEL mini, nosso curso de robótica para crianças da educação infantil:

O DHEL mini é um curso para crianças de 4 a 5 anos, do 1° e 2° ano da educação infantil. Nessa fase de pré-alfabetização, o propósito da DHEL é alimentar a imaginação e conectar a fantasia ao modo de construir. As plataformas utilizadas incluem máquinas simples, desenhos, protótipos de papel, Magforms, LEGO steam park  e LEGO coding Express, que induz o pensamento computacional com blocos programáveis.

Nosso foco está em incentivar as crianças no protagonismo do seu aprendizado, criando condições para que ela construa seu próprio conhecimento, movida por curiosidade, motivação e imaginação.

A metodologia DHEL mini 

Aqui na DHEL, vemos a tecnologia como uma ferramenta inovadora de transformação social e da educação, e aplicamos isso no DHEL mini. Trabalhamos em criar experiências de aprendizagem que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências como o pensamento computacional, que considera os computadores como máquinas de aprender e defende a construção do pensamento que usa a abordagem que os computadores utilizam, resultando em crianças que estão aptas a criar coisas e resolver problemas. 

Além disso, valorizamos muito o desenvolvimento de competências socioemocionais de cognição, como o poder de tomada de decisão, criatividade e capacidade de solucionar problemas; intrapessoais, como o autodidatismo e produtividade e interpessoais como trabalho em equipe, liderança e cooperação.

O que é feito no DHEL Mini 

Esse pensamento computacional é construído no DHEL mini por meio de atividades desplugadas, que abordam o pensamento computacional sem a utilização de dispositivos. Como exemplo, podemos citar um trabalho super legal que a DHEL já fez com os alunos do DHEL mini: a construção de um tapete de setas, para desenvolver habilidades motoras e noções de direção e programação. As crianças adoraram! 

Trabalhamos sobre como “as coisas” funcionam e o que as fazem mover, como é seu funcionamento e a força motriz por trás de cada movimento. Nessa jornada os pequenos criaram um barco à vela, um catavento, uma turbina eólica e um carro.

 E também conceitos fundantes como noção espacial, lateralidade, simetria, escala e seriação e classificação foram explorados nos projetos.

Procuramos sempre colocar a mão na massa! Incentivamos a criação maker, que consiste em aproximar o “pensar” do “fazer”e é a base da Indústria 4.0. Ela incentiva novas formas de produção, por meio de plataformas digitais e colaborativas, para a criação de aplicativos e protótipos envolvendo eletrônica, impressão 3D e mão na massa!  

Pensando no conceito Maker, nossos alunos criaram uma mão mecânica usando canudinhos em tamanhos diferentes para simular os ossos e barbante para os tendões.

Para saber mais sobre o conceito “Maker”, leia nosso artigo sobre Indústria 4.0 aqui no blog! 

Gostou? Traga seu/sua filho(a) para estudar conosco, será um prazer recebê-lo(a)! Para mais conteúdos como esse, nos acompanhe aqui no blog e também no Instagram! @robotica.dhel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *