Você sabe o que é Indústria 4.0? Chamada de a 4ª revolução industrial, é considerada uma era de inovação tecnológica e automatização industrial de processos.

O que é Indústria 4.0?

Você certamente já estudou ou ouviu falar sobre as três primeiras revoluções industriais, que começaram no século XVIII e foram até o século XX, certo? 

Mas, você sabia que existe mais uma revolução industrial? E que, além disso, ela está acontecendo nesse momento

Estamos vivendo uma era de muita inovação tecnológica, e a indústria está aproveitando isso para aprimorar e utilizar os mais modernos meios de produção. 

Chamamos essa nova era de indústria 4.0, ou, 4ª revolução industrial. 

Onde surgiu?

A Indústria 4.0 surgiu em 2012 na Alemanha, e é a categoria industrial mais focada na tecnologia, que usa a seu favor artifícios como a robótica avançada e a Internet das coisas para melhorar a qualidade do produto e seu custo de produção. 

Mas porquê esses artifícios geram melhorias? 

A automatização industrial de processos cria máquinas mais independentes e eficazes, o que resulta em processos mais simples e rápidos e, principalmente, reduz gastos.

Desafios da Indústria 4.0 no Brasil

Melhora na relação humano/máquina, economia e otimização dos processos de produção são alguns dos benefícios da Indústria 4.0. 

Parece perfeito, não parece? Mas essa revolução ainda enfrenta muitos desafios, principalmente no Brasil.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicou que o uso de tecnologias relacionadas à esta revolução é maior nos setores de Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.

O setor automotivo também não fica para trás, pois possui uma demanda muito alta, e usa da automação industrial para redirecionar profissionais, conseguindo assim, resultados mais rápidos. Por causa disso, houveram avanços consideráveis no setor, que hoje lidera a corrida tecnológica.

Enquanto isso, outros setores ainda aplicam princípios das revoluções industriais anteriores.

Para implementar esse modelo de produção no Brasil,  é necessário que haja muito mais incentivo de empresas privadas, do governo, além de melhor capacitação dos trabalhadores da área.

Impulsionar a 4ª revolução no país traria muitos benefícios econômicos, já que, se aplicada em outros setores como é aplicada no automotivo, pode impulsionar muito a competitividade da indústria brasileira no cenário mundial.

Tecnologias da Indústria 4.0

Para entender melhor essa revolução, é necessário conhecer seus pilares, que nada mais são que as tecnologias mais utilizadas para o funcionamento da indústria 4.0.

Cada um desses pilares possui sua função dentro da indústria, desde a invenção e desenvolvimento do produto, até sua execução.

Nem eles são aplicados simultaneamente sempre que se utiliza a Indústria 4.0. Eles são adaptáveis de acordo com as necessidades da empresta e avanço tecnológico da mesma e do meio em que estão inseridos.

Esses pilares são:

Aqui na DHEL, trabalhamos e aplicamos em nossas aulas vários desses pilares, como a robótica, simulação, realidade aumentada e impressão 3D!

Agora que você já sabe sobre a 4ª revolução industrial e seus princípios, pode estar se perguntando: Como se preparar para a indústria 4.0? 

Não existe resposta correta e objetiva, mas, uma boa alternativa é se antenar nos princípios citados a cima, começar a identificá-los no dia a dia e perceber seus impactos.

 A DHEL é o lugar perfeito pra quem quer aprender mais e inserir alguns dos pilares da indústria 4.0 em sua realidade através da robótica, programação e prototipagem. 

Para conhecer e acompanhar nosso trabalho, nos acompanhe aqui no blog e no Instagram: @robotica.dhel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *