Plataformas são softwares e aplicativos que utilizamos em nossas aulas como ferramentas de aprendizagem. Antes de mostrá-las, vou explicar os critérios que utilizamos para escolhê-las.

Existe uma infinidade de opções. Sempre há novidades nesse setor. Por isso, um ponto que precisa ficar claro é que novas plataformas podem somar com as que utilizamos. Nosso compromisso é com o aprendizado e não com as plataformas. Assim, quando surge algo mais interessante, vamos incorporando ao nosso portfólio.

Uma característica essencial é que as plataformas sejam acessíveis e adequadas ao entendimento das crianças e jovens. Ser “legal” e intuitiva constitui uma ótima forma de facilitar o interesse do aprendiz.

Outro critério é o fato de ser open source. As plataformas open source são gratuitas e permitem o uso além das aulas, ampliando as possibilidades de acesso e produção dos estudantes em novos projetos.

Frequentemente, essas plataformas são mantidas por uma comunidade on-line de usuários que compartilham seus projetos e trocam experiências sobre o que pode ser criado. Com isso, os estudantes podem interagir com pessoas e projetos do mundo inteiro, ampliando seu repertório de soluções e sua capacidade de se comunicar e colaborar com outras culturas.

Possuir comunidades colaborativas, ser open source e ter linguagem acessível para crianças e jovens aprendizes são critérios importantes na seleção das novidades que trazemos para o nosso portfólio. A alternância das plataformas também é uma característica de nossa metodologia. Queremos que nossos estudantes desenvolvam uma visão ampla das ferramentas disponíveis, para que possam fazer uso daquelas que forem mais adequadas para seus projetos.

Veja algumas das plataformas que estão em uso atualmente.

Scracth®

O Scracth®  é uma  plataforma de programação com blocos de arraste, desenvolvida pelo MIT. Ela permite a criação de animações, histórias interativas, simulações ou jogos, desenvolvendo a criatividade e o pensamento computacional.

Tinkercad®

O Tinkercad®   é um software on-line de simulação, prototipagem e modelagem em 3D desenvolvido pela Autodesk. Ela permite a introdução ao universo da impressão 3D e da simulação de circuitos criados digitalmente em Arduino e programados em C++, umas das linguagens mais utilizadas no mundo para programação de robôs.

Open Roberta® Lab

O Open Roberta® Lab é um simulador desenvolvido por um Instituto Educacional da Alemanha (Fraunhofer IAIS). Ele permite testar virtualmente a programação desenvolvida para um robô, simulando sua movimentação e uso de sensores em diversos ambientes virtuais.

Editores de vídeo

Em tempos de TikTok todo mundo quer aprender a fazer um vídeo bacaninha para postar. O processo de criar um vídeo pode ser um poderoso exercício de criação e síntese de ideias. Nosso papel, como educadores, é ensinar a usar a plataforma tecnológica E propor uma reflexão crítica do que postar e como postar.

Conclusão

Esses são alguns exemplos do nosso portfólio de plataformas. Todas são ambientes de criação e programação que cultivam a capacidade de solução de problemas e tomada de decisões.

Conheça nossos cursos e veja como estas plataformas são incorporadas no dia-a-dia das aulas.

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