De engrenagens a animações: as atividades do DHEL one

A turma do DHEL one encerra em junho o módulo de robótica com LEGO®, e em agosto começa uma nova etapa nas aulas: o módulo de programação com Scratch.

Durante as aulas de robótica, os(as) estudantes vivenciaram experiências práticas que ajudaram a compreender conceitos essenciais de mecânica, programação e automação. Começamos com a montagem de uma garra robótica, onde programaram motores para abrir e fechar o movimento da garra utilizando sensores de toque. Exploraram o funcionamento das máquinas simples — como polias, correias e engrenagens — e também a lógica de “se… então…”, base da programação condicional.

A turma também trabalhou com um guindaste motorizado, que utiliza engrenagens para multiplicar força e controlar o movimento do cabo. Essa construção permitiu que observassem, na prática, a relação entre velocidade e força, e criassem algoritmos para subir e descer a carga com precisão.

Dentre outros desafios, está o robô de delivery, um modelo autônomo que identificava cores diferentes com sensor de cor, associando cada cor a uma ação, como abrir uma porta ou seguir determinado caminho. Essa atividade ampliou o raciocínio dos(as) estudantes sobre tomada de decisões baseada em dados, captados por sensores e processados pelos códigos.

Mais do que construir robôs, os(as) estudantes foram convidados(as) a refletir sobre estratégia, eficiência e cooperação, fortalecendo também o trabalho em equipe e a autonomia no processo de montagem e programação.

O que vem por aí: módulo de Scratch

No novo módulo, os(as) estudantes irão desenvolver projetos usando o Scratch, uma plataforma de programação por blocos que permite criar histórias interativas, jogos e animações. Essa ferramenta é ideal para trabalhar a sequência lógica, condições (“se… então…”) e repetições de comandos de maneira intuitiva e visual.

Ao longo das aulas, vamos trabalhar a organização de sequências de comandos, a lógica condicional, a repetição de ações e a criação de personagens e roteiros. A proposta é que cada estudante desenvolva um projeto pessoal de animação e/ou game, combinando imagens, movimentos, falas e sons. Esse processo envolve planejamento, testes e ajustes, promovendo o aprendizado de programação, a expressão criativa e a comunicação de ideias.

Pensamento computacional e habilidades para a vida

Tanto no módulo de robótica com LEGO® quanto agora no Scratch, os(as) estudantes continuam desenvolvendo o pensamento computacional, com foco na resolução de problemas, organização lógica e compreensão de causa e efeito. A cada atividade, aprendem que errar faz parte do processo, e que revisar, testar e ajustar são práticas essenciais na construção de qualquer projeto, seja físico ou digital.

As atividades também fortalecem competências socioemocionais importantes para a vida: cooperar com os colegas, persistir diante de obstáculos, comunicar ideias com clareza e ter confiança para apresentar o que foi criado. Esses aprendizados ultrapassam os limites da sala de aula e ajudam a  moldar a forma como as crianças pensam, interagem e constroem soluções no mundo.

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