As aulas da turma DHEL mini estão cheias de descobertas, movimentos e experiências que combinam o mundo da robótica com a linguagem do brincar, permitindo o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o pensamento computacional, a criatividade e o pensamento para resolver problemas.

Máquinas que encantam: robôs com engrenagens e polias
Para explorar as máquinas simples, a meninada construiu um lançador de pião, um modelo que utiliza engrenagens e o movimento giratório. Em seguida, montamos o Cine, que usa polias para girar imagens, como uma pequena tela de cinema. Essas experiências além de divertidas ensinam sobre força, movimento e causa e efeito, despertando a curiosidade com perguntas como: “Para que serve essa engrenagem?” ou “Como esse movimento acontece?”

Já no projeto da moto, a turma entendeu que, ao girar as engrenagens de certos jeitos, podemos mudar o sentido do movimento. Ao mesmo tempo, usamos esse modelo para introduzir noções de estabilidade e equilíbrio, sempre com muito apoio visual, desafios simples e tempo para explorar com as próprias mãos.
Essas atividades trabalham com conceitos de mecânica e lógica, mas são conduzidas de forma lúdica, com foco em vivências significativas e construção colaborativa.
Programar com o corpo: o tapete do Scratch
A turma do DHEL mini vivências experiências de aprendizagem com montagens de máquinas mecanizadas e com atividades no tapete de programação desplugada, em que programam uns aos outros como personagens e seguem comandos como “virar para a direita”, “dar a volta na mesa” ou “avançar três passos”. Esse tipo de atividade estimula o desenvolvimento de sequência lógica, lateralidade, orientação espacial e escuta atenta. As crianças aprendem a seguir e dar instruções, compreendendo, na prática, como sequências de ações organizadas podem levar a um objetivo.

Brincar com comandos e blocos visuais do Scratch Jr é uma introdução ao universo da programação, só que com o corpo todo envolvido, sempre respeitando o tempo e a linguagem da infância.
Criar é aprender: construções livres e desafios com propósito
Além das montagens orientadas, temos momentos de criação livre, onde cada dupla ou grupo propõe um modelo a partir dos mecanismos já conhecidos. Aqui, o foco é resolver problemas com criatividade, testar ideias e aprender com os erros. A cada nova construção, as crianças desenvolvem não só a coordenação motora e a percepção espacial, mas também importantes habilidades socioemocionais, como cooperação, escuta, autonomia e perseverança.
Um convite especial
A turma do DHEl mini está preparando a aula dos pais para julho, um momento especial em que eles/elas terão a oportunidade de apresentar alguns projetos desenvolvidos ao longo do semestre. É uma experiência muito rica para eles e para vocês, e temos a certeza de que será um momento inesquecível!
Em breve enviaremos o save the date!