Na Robótica DHEL, acreditamos que o aprendizado da robótica vai muito além de simplesmente montar um robô ou seguir instruções de programação. Ele envolve a integração de diversos conceitos complexos, que os alunos aprendem de maneira prática e divertida. E isso começa cedo! No DHEL Jr, que atende crianças de 6 a 7 anos, os estudantes já estão explorando um vasto universo de conceitos que farão a diferença na sua formação, tanto no âmbito acadêmico quanto no desenvolvimento pessoal.

Mas, afinal, quantos conceitos são necessários para compreender um robô? Vamos descobrir a partir de uma das atividades realizadas em nossas aulas.

O Desafio: Programando um Ventilador com Sensor de Inclinação

Nesta aula, os alunos do DHEL Jr enfrentaram um desafio bastante avançado para sua idade: programar um ventilador controlado por um sensor de inclinação. Para alcançar esse objetivo, as crianças não apenas trabalharam com programação, mas também precisaram entender as relações mecânicas envolvidas na montagem do robô.

Os primeiros passos da atividade envolveram o manuseio de cartas do material didático da DHEL. Essas cartas introduzem as crianças aos conceitos fundamentais da programação de maneira visual e interativa, facilitando a compreensão. Através desse material, eles puderam entender como motores funcionam, como os sensores captam e transmitem dados, e como tudo isso pode ser organizado em um código que fará o robô executar comandos específicos.

Programação, Mecânica e Aprendizado

O interessante dessa atividade é que ela não foca apenas na programação. Os alunos também estão expostos a conceitos mecânicos cruciais para o funcionamento de qualquer robô. Na montagem do ventilador, por exemplo, eles precisaram lidar com engrenagens, eixos de rotação e juntas rotulares. Esses componentes fazem parte da estrutura de inúmeras máquinas que encontramos no nosso dia a dia, e introduzir esses conceitos desde cedo é uma maneira poderosa de ampliar a compreensão das crianças sobre o mundo físico.

A montagem de um robô, ainda que simples, envolve muito mais do que seguir instruções. É necessário entender o movimento das peças, como elas interagem entre si, e como a estrutura afeta o funcionamento geral do robô. Ao lidar com engrenagens e eixos de rotação, as crianças começam a entender como a força é transmitida de uma peça para outra, como os movimentos podem ser amplificados ou reduzidos, e como o robô reage a diferentes inputs programados.

Ao acionar o “ventilador”, os alunos percebem que ele “começa a andar pela mesa” por causa da vibração e percebem que “quanto mais torta estiver a hélice, mais ela vibra”.

A Importância da Experimentação

Um dos aspectos mais valiosos dessa experiência é a experimentação prática. As crianças não aprendem apenas conceitos teóricos; elas colocam a mão na massa e testam suas hipóteses em tempo real. Essa abordagem prática é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da resolução de problemas. Em vez de apenas seguirem instruções, os alunos são incentivados a pensar sobre o que estão fazendo, ajustar suas programações e estruturas quando algo não funciona como esperado e, finalmente, chegar à solução ideal.

No caso do ventilador com sensor de inclinação, os alunos aprenderam que os dados captados pelo sensor precisam ser interpretados corretamente para que o robô responda adequadamente. Quando o sensor detecta um movimento de inclinação, ele envia um sinal que, por meio do código de programação, ativa o motor do ventilador para ajustar sua velocidade ou direção. Esse processo, que pode parecer simples, envolve diversos conceitos importantes como input de dados, processamento de informações e controle de saída, tudo de forma visual e prática.

De Conceitos Complexos à Simplicidade

O mais fascinante é que, enquanto os adultos podem enxergar essa atividade como complexa, as crianças do DHEL Jr estão absorvendo esses conceitos naturalmente, através da experimentação e do brincar. Em uma única aula, eles aprendem como:

Esses são conceitos que, para muitos, só seriam apresentados em níveis mais avançados da educação formal, mas que aqui, na DHEL, são ensinados de forma acessível e lúdica desde os primeiros anos de vida escolar.

Construindo um Repertório para o Futuro

Essa abordagem prática e integradora da robótica tem um propósito claro: preparar nossos alunos para o futuro, não apenas como indivíduos que entendem de tecnologia, mas como solucionadores de problemas em qualquer área que decidam atuar. Ao longo de suas experiências na DHEL, os estudantes vão construindo um repertório de conceitos e habilidades que se tornam verdadeiras ferramentas para enfrentar os desafios futuros, seja no mundo acadêmico, profissional ou pessoal.

Através da robótica, eles aprendem que problemas complexos podem ser resolvidos com paciência, raciocínio lógico e experimentação. E, mais importante, aprendem a importância de tentar, errar, ajustar e tentar novamente – um processo que é essencial não apenas na robótica, mas em qualquer aspecto da vida.

Alunos de 6 anos se organizam na construção dos robôs.

Conclusão

Na DHEL, acreditamos que o aprendizado da robótica começa desde cedo e se expande muito além da montagem de robôs. Ele envolve o desenvolvimento de habilidades críticas, como pensamento lógico, resolução de problemas e experimentação, além da introdução a conceitos mecânicos e de programação que serão úteis para a vida toda.

Então, quantos conceitos são necessários para compreender um robô? A resposta é: muitos! Mas, com uma abordagem prática e lúdica, nossos alunos os assimilam de maneira natural e divertida, e é isso que torna a experiência de aprender robótica na DHEL tão especial.

Se você também acredita no poder transformador da educação tecnológica e quer que seu filho ou filha faça parte dessa jornada, venha conhecer mais sobre os cursos da DHEL. Estamos formando pessoas preparadas para o futuro!

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