Em sintonia com mundo
Na Robótica DHEL, acreditamos que uma formação completa e alinhada com as tendências globais de educação vai além das habilidades técnicas. Nosso sistema de avaliação abrange tanto competências técnicas quanto socioemocionais, refletindo uma abordagem moderna e integrada de ensino. Este sistema foi desenvolvido com base em fontes renomadas e práticas educacionais de alto nível, garantindo uma educação de qualidade para nossos alunos.
Fontes Utilizadas e Alinhamento com Tendências Globais
Para conceber nossas ferramentas de avaliação, utilizamos diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define os parâmetros para o desenvolvimento de competências essenciais em diversas áreas de conhecimento no Brasil. A BNCC nos oferece um guia sólido para estruturar o aprendizado técnico dos alunos, garantindo que eles adquiram conhecimentos fundamentais em programação, robótica e outras habilidades tecnológicas.
Além disso, alinhamos nosso sistema de avaliação com as Competências do Século 21, conforme delineado pelo Fórum Econômico Mundial. Este conjunto de habilidades inclui pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração, entre outros. Esses elementos são cruciais para preparar os alunos para os desafios do futuro, permitindo que desenvolvam não apenas competências técnicas, mas também capacidades socioemocionais essenciais.
Por que Avaliar Competências Técnicas e Socioemocionais?
As competências técnicas são essenciais para que os alunos desenvolvam habilidades práticas, como programação, construção de robôs e resolução de problemas lógicos. Estas habilidades são indispensáveis para navegar no mundo tecnológico e inovador de hoje. No entanto, para enfrentar desafios complexos, também é crucial que os alunos possuam competências socioemocionais, como pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração.
Nosso sistema de avaliação foi cuidadosamente desenhado para identificar e fomentar essas competências, oferecendo aos alunos uma educação completa e equilibrada. Ao reconhecer a importância dessas áreas, estamos preparando nossos alunos não apenas para serem excelentes técnicos, mas também líderes e cidadãos conscientes e adaptáveis.
Entendendo a Progressão dos Alunos
Gostaríamos de destacar que o progresso dos alunos na nossa rubrica de avaliação não é cumulativo. Isso significa que o desempenho em um determinado semestre não necessariamente se traduzirá em uma linha reta de progresso no próximo. Assim como é comum um aluno ter uma nota de 80% em matemática em um ano e 60% no ano seguinte, é normal que os alunos mostrem variações em seu desempenho em diferentes áreas e semestres.
Essas variações podem ocorrer por uma série de razões, incluindo mudanças nos interesses dos alunos, desafios específicos em novos conteúdos, ou simplesmente o ritmo individual de aprendizado. Nosso objetivo é apoiar os alunos em seu desenvolvimento contínuo, independentemente de oscilações temporárias em suas habilidades.
Preparando os Alunos para o Futuro
Nosso compromisso é proporcionar uma educação que esteja alinhada com as melhores práticas mundiais e que prepare os alunos para um futuro de constantes mudanças e inovações. Ao incorporar competências técnicas e socioemocionais em nosso currículo, estamos formando não apenas profissionais capacitados, mas também cidadãos responsáveis e adaptáveis.
Apoio dos Pais e Responsáveis
O papel de vocês, pais e responsáveis, é fundamental nesse processo. Encorajamos conversas abertas e contínuas sobre as experiências de seus filhos em nossos programas, destacando as diversas habilidades que eles estão desenvolvendo. Compreender e apoiar o progresso dos alunos é uma parte crucial do sucesso educacional.
Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e fornecer mais informações sobre nosso sistema de avaliação. Agradecemos por serem parceiros ativos na jornada educacional de seus filhos e por confiar na Robótica DHEL para proporcionar uma educação de excelência.
Atenciosamente,
Equipe Robótica DHEL