Olá a todos! Hoje vamos falar sobre as vantagens de utilizar tecnologias de uso geral na educação. Recentemente, li um artigo do blog “The Future of Higher Education”, escrito por Jeppe Klitgaard Stricker. Ele discute algumas vantagens de usar essas tecnologias na educação superior, mas seus pontos também são extremamente úteis para refletirmos sobre o ensino fundamental e básico.

Vamos começar entendendo o que são essas tecnologias de uso geral. Estamos falando de ferramentas amplamente usadas por todos, como Google Drive, Gmail, planilhas eletrônicas como Excel ou Google Sheets, e apresentações no PowerPoint, Canva ou Google Presentation. Essas são ferramentas amplamente utilizadas no mercado de trabalho.

Agora, por que usar essas ferramentas na escola, em vez de soluções específicas? Soluções fechadas são softwares criados para necessidades educacionais específicas, como programas para ensinar matemática, história ou produção de texto. O artigo sugere que devemos considerar as tecnologias de uso geral. E ele lista quatro pontos principais:

Flexibilidade: Ferramentas de uso geral permitem flexibilidade. Por exemplo, um editor de texto como o Word pode ser usado para redações, cartazes ou histórias em quadrinhos, oferecendo mais possibilidades do que um software específico.

Custo-benefício: Muitas escolas já têm acesso gratuito a plataformas como Google ou Microsoft, não necessitando gastar mais para acessar essas ferramentas.

Relevância real: Ensinar os alunos a usar ferramentas que serão exigidas no mercado de trabalho e na faculdade, como planilhas e editores de texto, dá relevância prática ao aprendizado.

Empoderamento do professor: Ferramentas de uso geral permitem que os professores criem suas próprias aulas de maneira personalizada. No entanto, isso também significa que os professores precisam estar familiarizados com essas tecnologias, o que nem sempre é o caso devido à falta de formação adequada.

Para concluir, o que nós da robótica podemos fazer para apoiar as escolas? Nós formamos professores, adaptando a formação para que eles possam usar os recursos já disponíveis na escola. Muitas escolas compram várias soluções que acabam sendo limitadas e específicas. Nosso objetivo é mostrar que muitas plataformas gratuitas já estão disponíveis e são subutilizadas. Nosso papel é entender o contexto de cada escola, ver o que ela já possui e propor atividades utilizando esses recursos, evitando a necessidade de novas compras e aproveitando ao máximo o que já está disponível.

Obrigado pela atenção! Se tiverem dúvidas ou quiserem saber mais sobre como integrar essas tecnologias na educação, estamos à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *