Na DHEL, buscamos maneiras inovadoras de tornar a jornada de aprendizagem mais significativa e enriquecedora para os nossos estudantes. É por isso que estamos animados em compartilhar com vocês uma parte especial do nosso material didático que faz toda a diferença no processo evolutivo das crianças: o portfólio em forma de cards.

A cada módulo de projeto trimestral, novos aprendizados são registrados pelos cards que os(as) estudantes colecionam em uma caixa de MDF montada por eles(as).

Mas, afinal, o que são esses cards?

Eles são como uma coleção de conhecimento, curiosidades e provocações projetadas para ajudar as crianças a ampliar seus conhecimentos e criar conteúdos de forma lúdica e envolvente. Cada card é como uma janela para um mundo de descobertas. As janelas são divididas em quatro grupos distintos:

1. Design (borda verde):  Aqui, exploramos os conceitos relacionados à construção dos protótipos e dos robôs e suas estruturas. É uma maneira divertida de mergulhar no universo da robótica e da engenharia, despertando a curiosidade das crianças para a tecnologia que nos cerca.

2. Coding e Programação (borda amarela): Neste grupo, adentramos o fascinante mundo da programação. Desde os conceitos básicos até ferramentas avançadas, os pequenos programadores têm a oportunidade de desenvolver habilidades que serão essenciais no mundo digital em constante evolução.

3. STEAM X (borda azul): Aqui, a interdisciplinaridade é a chave. Exploramos conceitos que abrangem ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, mas não paramos por aí. Acrescentamos o “X” para incluir também conteúdos relacionados ao desenvolvimento socioemocional, promovendo uma educação integral e holística.

4. Maker (borda laranja): Neste grupo, o foco está em aproximar o pensar do fazer. Incentivamos novas formas de montagem, de construção e de produção de coisas materiais ou digitais por meio de plataformas digitais e colaborativas, capacitando nossos alunos a se tornarem criadores e inovadores em um mundo em constante mudança.

Os cards possibilitam o ensino individualizado

O mais interessante é que cada estudante pode ter uma coleção de cards diferente, adaptada às suas necessidades e interesses individuais. Essa abordagem personalizada permite que cada criança construa uma trajetória única de aprendizado, desenvolvendo suas habilidades e explorando seus próprios interesses.

A entrega dos dos cards ao final de cada trimestre é um momento especial. É um ritual de fechamento, uma oportunidade para os(as) estudantes refletirem sobre tudo o que aprenderam e celebrarem o seu progresso. Nosso objetivo é que o portfólio seja mais do que uma coleção de cards; queremos que seja um material de consulta, estímulo à busca de novos conhecimentos e provocações para o desenvolvimento do mindset de solução de problemas.  
Convidamos vocês a explorarem esses cards junto com seus filhos e filhas, a se maravilhar com as descobertas deles e a compartilharem conosco suas experiências. Afinal, a educação é uma jornada que trilhamos juntos, e estamos muito felizes em tê-los conosco nessa aventura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *