Quando começamos nossa jornada para o maior torneio de robótica do mundo, em Houston, tínhamos apenas um objetivo em mente: chegar a Houston! Não voltamos para casa com o Prêmio Bússola (vídeo), que reconhece o excepcional trabalho dos técnicos, mas trouxemos algo muito mais valioso.

O Início do Sonho

Dani, Heitor, Sofia, Gabi, Davi, Duda e Caetano, juntamente com Débora Lana e eu, embarcamos nessa jornada não apenas como competidores, mas como uma família unida por um sonho comum. Com uma mistura de veteranos e novatos — cinco dos sete atletas eram novos no mundo da robótica e dos campeonatos de alto nível —, nossa equipe enfrentou desafios que testaram não apenas nossas habilidades técnicas, mas também nosso espírito de equipe e liderança.

Liderança e Aprendizado

Como técnico, confesso que minha reputação de ser “muito bravo” e “muito exigente” me precedia, mas meu objetivo era claro: guiar a equipe sem perder ninguém pelo caminho e provar para mim mesmo que poderia ser um líder eficaz. Este torneio foi uma aula de humildade e estratégia, ensinando-nos a equilibrar firmeza com flexibilidade, e a encontrar motivação em meio a obstáculos.

Inovação e Empreendedorismo

Inovamos não só na arena da competição, mas também fora dela. Criamos um sistema construtivo totalmente novo e transformamos nossa equipe em uma espécie de “empresa júnior” de alta performance, arrecadando mais de R$ 100 mil em patrocínios. Essa abordagem empresarial nos ajudou a entender a robótica não apenas como um desafio técnico, mas como uma oportunidade de desenvolver habilidades gerenciais e de captação de recursos.

Gratidão e Futuro

Gostaria de expressar minha imensa gratidão a cada membro da equipe e aos nossos mentores, especialmente ao professor Rafael Borges, que foi fundamental na mentoria da parte de programação. A jornada até o segundo lugar geral foi algo que nos transformou profundamente.

Encerramos nossa participação em Houston com a certeza de que é possível ir do zero ao topo. Mais do que isso, aprendemos a aprender rapidamente — fizemos seis temporadas em uma!

Continuamos a jornada, inspirados pelo brilho nos olhos de cada novo desafiante que se junta à equipe. Afinal, como sempre dizemos: Dá-lhe Amigos Droids!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *