Direto da sala de aula!

O módulo robótica com LEGO oferece uma experiência educativa e divertida para as crianças. Durante os meses de fevereiro a abril, elas exploraram o fascinante mundo da robótica, aprendendo conceitos fundamentais de engenharia, programação e mecânica enquanto construíam e programavam seus próprios modelos usando o kit LEGO WeDo 2.0. Aqui está um resumo do que aprenderam:

1. Explorando os sensores: a meninada se aventurou em experimentos e testes com os sensores, compreendendo como esses dispositivos captam informações do ambiente. Desde detectar uma presença até reagir a um movimento de inclinação, descobriram como os sensores são utilizados para fazer com que os robôs interajam com o mundo ao seu redor e como diversos sistemas do dia a dia funcionam como a porta automatizada, os sensores do carro etc.

2. Movimentando os robôs: eles(as) mergulharam na mecânica básica envolvida na construção de modelos móveis. Os(as) estudantes aprenderam a programar o movimento dos modelos, controlando a velocidade, direção e precisão dos movimentos, além de ativar ações com base nas informações captadas pelos sensores.

3. Programando de forma divertida: usando uma interface amigável oferecida pelo software LEGO WeDo 2.0, as crianças criaram sequências de comandos para realizar tarefas específicas e resolver desafios divertidos.

Com essa dinâmica, criamos experiências de aprendizagem que desenvolvem competências técnicas de design, pensamento computacional e promovem o trabalho em equipe, fortalecendo a autoconfiança e as habilidades de relacionamento interpessoal dos(as) estudantes.

Durante a semana de 22/04 a 27/04, a meninada levará para casa uma caixa contendo cartas conceituais relacionadas ao módulo de robótica com LEGO WeDo 2.0. Aproveite esse momento para conversar com seu(ua) filho(a) sobre o que ele(a) aprendeu e os desafios que enfrentou. Além do grau de complexidade dos conceitos, as cartas apresentam desafios e curiosidades interessantes sobre os quatro campos do conhecimento contemplados pela metodologia DHEL: STEAM X, Coding, Design e Maker.

No próximo módulo, os(as) estudantes irão mergulhar no mundo da eletrônica. Compreender conceitos básicos de eletrônica é essencial para o desenvolvimento de mais habilidades em robótica, pois muitos aspectos do funcionamento dos modelos envolvem componentes eletrônicos. Eles vão aprender sobre circuitos elétricos simples e explorar dispositivos como LEDs, interruptores, buzzers, push button etc. Será muito divertido!

Fiquem ligados para mais aventuras emocionantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *