Se você acompanha nosso blog, certamente já ouviu falar sobre a 4ª revolução industrial e talvez já tenha lido nosso artigo sobre ela. Hoje, vamos nos aprofundar nesse assunto tão amplo, que vai ficar cada vez mais presente nas nossas vidas e no mercado de trabalho. Por isso, é muito importante que saibamos os impactos e benefícios da Indústria 4.0 presentes nesse artigo.

Tecnologias da indústria 4.0 

Antes de entender quais seus impactos, precisamos saber de onde vem sua relevância. A indústria 4.0 é um movimento que vem revolucionando a forma com que pessoas e empresas lidam com máquinas. Essa revolução vem ocorrendo através do uso e aplicação de uma série de tecnologias, que podem ser utilizadas em diversos setores de uma mesma empresa, desde o chão de fábrica até a administração, por exemplo. Essas tecnologias também são conhecidas como pilares da indústria 4.0, sendo eles:

• Big Data/ Data Analytics

Nada mais é que a análise de dados; um sistema que absorve e organiza dados e assim, facilita o processo produtivo, a tomada de decisão e a correção de possíveis erros.

• Robótica

A robótica serve para melhorar a agilidade e o desempenho da produção, já que certas tarefas antes delegadas a mão de obra humana, podem agora ser efetuada por robôs, de forma mais eficiente,econômica e precisa.

• Internet das Coisas

A internet das coisas, ou Internet of things é a conexão entre diferentes objetos, sistemas e máquinas por meio da internet. Os sensores interligados entre si permitem uma mais rápida troca de informações

• Simulação 

Como o próprio nome já diz, esse pilar permite que testes e aperfeiçoamentos sejam feitos de maneira virtual, economizando tempo e dinheiro e reduzindo o risco de falhas.

• Segurança Cibernética

No que concerne à indústria 4.0, uma das maiores preocupações é em relação a proteção de dados, e essa é a função da cibersegurança. Como a internet das coisas e a robótica propõem, a integração de sistemas é de extrema importância, mas proteger esses sistemas também é. Falhas e ameaças são um risco e se proteger delas é uma necessidade.

• Realidade aumentada

Permite que máquinas sejam operadas com mais facilidade e virtualmente, o que faz com que custos sejam reduzidos. Além de possibilitar a construção e visualização de protótipos de potenciais produtos.

• Impressão 3D

A impressão 3D tem função semelhante a da realidade aumentada. Possibilita a produção de protótipos de maneira mais econômica, dessa vez em sua forma física.

Impactos no Brasil e no mundo

As práticas da indústria 4.0 começaram a ganhar força no Brasil em 2013, ano em que as empresas passaram a implantar tais tecnologias em seus meios de produção.

Além dos vários benefícios citados acima, o avanço tecnológico gerado pela indústria 4.0 também desencadeia uma melhora direta na economia. Podemos usar como exemplo, a Internet das Coisas, que citamos acima. Estima-se que o uso de tecnologias relacionadas a ela pode garantir ao Brasil mais de US$ 210 bilhões até 2030.

Não só no Brasil mas em todo o mundo, essa indústria tende a impactar cada vez mais no mercado de trabalho e nas estratégias de gestão empresarial, e por isso, é considerada uma revolução industrial. É baseado nisso que surge a importância de conhecer muito bem seus conceitos e saber trabalhar com eles de forma coerente.

A DHEL é o lugar perfeito pra quem quer aprender mais sobre isso e inserir alguns dos pilares da indústria 4.0 em sua realidade, através da robótica, programação e prototipagem e impressão 3D!

Para mais conteúdos como esse, nos acompanhe aqui no blog e também no nosso Instagram @robotica.dhel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *