A palavra gamificação vem do inglês gamification, e consiste no uso de games (jogos) para incentivar e motivar comportamentos. Hoje, vamos falar sobre a importância da gamificação na educação e como ela pode ser utilizada.
A gamificação é considerada uma metodologia ativa, assim como por exemplo o Peer Instruction e o método da sala de aula invertida, ambos já vistos aqui no blog. Sendo assim, a gamificação da educação vem como um aliado para auxiliar nas práticas didáticas e no aumento do interesse dos estudantes pelo contexto escolar.
Além disso, ela auxilia também na participação do(a) estudante, o tornando protagonista de seu processo de aprendizagem e na aquisição de conhecimento escolar.
Essa metodologia é aplicada muitas vezes através do uso de tablets, computadores e/ou smartphones para a realização de atividades interativas. Também utiliza-se materiais como jogos de tabuleiro, atividades manuais e baralhos de cartas, sempre relacionadas ao conteúdo estudado em sala de aula. O ideal, é que as duas opções sejam utilizadas em união, proporcionando o uso e domínio da tecnologia, mas, ao mesmo tempo, a desconexão e valorização do off-line.
Fazer isso, garante que os estudantes tenham uma aprendizagem mais dinâmica e fora do convencional, o que a torna mais interessante e atrativa.
A importância da gamificação da educação
Com jovens cada vez mais conectados e on-line, é importante tentar garantir que eles tenham sim momentos de interação off-line e participem ativamente do “mundo real”. Mas a tecnologia pode e deve ser usada como ferramenta para uma construção de conhecimento mais dinâmica, participativa e eficaz.
Aplicar o conceito de gamificação na educação tira os estudantes da rotina e permite que eles se sintam mais à vontade nas aulas e despertem mais interesse em participar das mesmas.
Trazer para a sala de aula algo tão popularizado entre crianças e adolescentes como o mundo dos games, faz com que o/a aluno/a consiga ter uma percepção diferente e mais positiva da escola, e que ele se sinta pertencente ao ambiente escolar, que é onde passa maior parte do tempo durante toda sua infância e adolescência.
Como Usá-la
Agora que você já sabe o que é gamificação na educação e conhece suas vantagens, vamos te mostrar como usá-la na prática:
– Quiz: Aplicando quizzes e jogos de perguntas e respostas, os estudantes aprendem e revisam o conteúdo de maneira didática e descontraída. Além disso, os jogos podem ser feitos em equipe para que os/as alunos/as ajudem uns aos outros.
– Jogos educacionais online existem uma diversa gama de opções de jogos online, incluindo os didáticos e educativos. Usá-los em sala de aula serve como incentivo para que os estudantes se interessem mais por essa categoria de games, que estimulam o aprendizado.
– Enigmas: Criando uma história curiosa com algum tipo de mistério ou questionamento para os alunos resolverem. Pode ser adaptada para as mais diversas áreas e disciplinas. Aguça o raciocínio lógico dos estudantes e os estimula a pensar estrategicamente.
– Gincanas: Séries de atividades, online ou não, voltadas para o conteúdo dado em sala, que os alunos resolvem e vão progressivamente avançando níveis e, consequentemente, recebendo prêmios. A premiação, além de deixar a brincadeira mais divertida, torna-se um ponto a mais para prender a atenção e o interesse da criança.
A DHEL, como escola de robótica e tecnologia, usa a gamificação para tornar suas aulas mais interessantes e nossos alunos mais engajados! Para nos conhecer melhor e acompanhar outros conteúdos como esse, nos siga no Instagram (@robotica.dhel) e fique de olho aqui no blog!