Se você se interessa pelo menos um pouquinho por tecnologia e inovação, você certamente já ouviu o termo Inteligência Artificial. Mas, afinal de contas, você sabe, de fato, o que é inteligência artificial?

A IA nada mais é que a criação de “máquinas” ou sistemas que têm como finalidade reproduzir, ou imitar comportamentos humanos para executar tarefas. Tarefas essas que vão sendo executadas com mais precisão, a medida que o dispositivo de IA coleta mais informações e dados sobre determinado nicho. 

Simplificando, o conceito geral da Inteligência Artificial é basicamente coletar dados e tentar reproduzir a capacidade de pensamento humano e, com o tempo, superá-lo. Esse tipo de criação de sistemas é conhecido como machine learning.

Falando assim, parece coisa do futuro, ou de um filme de ficção científica, mas as IA’s já estão mais presentes no nosso dia a dia do que muitos imaginam. Eles são largamente empregados nas redes sociais, nas plataformas de streaming, como Spotify e Netflix. Outro exemplo claro disso são os assistentes pessoais. Com certeza você já viu, ou até tem em casa um Google Home ou uma Alexa, que são dispositivos que possuem um sistema de Inteligência Artificial. 

Esses assistentes coletam seus dados, os armazenam e aprendem a te atender de acordo com suas necessidades específicas.

Além disso, podemos simplificar mais ainda e citar sistemas presentes na maioria dos Smartphones e outros dispositivos de marcas como Apple e Samsung. Já ouviu falar na Siri ou na Google Assistent? São outros exemplos de que as Inteligências Artificiais vieram pra somar e a tendência é que elas estejam cada vez mais em evidência e presentes no nosso cotidiano.

Apesar do que falamos acima, as Inteligências Artificiais não são usadas somente para fins pessoais ou domésticos. As empresas também já inseriram os conceitos de IA em seus mais variados processos e setores, em busca de melhora na produtividade e no desempenho através da automatização de tarefas normalmente realizadas por seres humanos, que não possuem tanta agilidade e precisão como as máquinas.

A Harvard Business Review realizou uma pesquisa e constatou que a IA é usada nas empresas majoritariamente (44%) para detectar e impedir intrusões de segurança e também para os seguintes aspectos: 

– Resolver problemas de tecnologia dos usuários (41%)

– Reduzir o trabalho de gerenciamento de produção (34%)

– Avaliar a conformidade interna ao usar fornecedores aprovados (34%) 

Já no contexto da relação empresa/consumidor, as IA’s são utilizadas principalmente como meio de personalizar a comunicação com o cliente e o tipo de serviço e atendimento que mais se adequa a ele. São exemplos disso: 

Chatbots: Mensagens automáticas que utilizam Inteligência Artificial para entender e identificar necessidades e preferências de cada cliente, podendo assim atendê-lo de maneira personalizada e eficiente.

Recomendações personalizadas: Serviços de streaming como a Netflix ou o Spotify conseguem analisar as preferências de cada assinante e sugerir conteúdos que vão de acordo com o gosto pessoal de cada um.

A Inteligência Artificial na DHEL

A DHEL está sempre ligada nas tecnologias e inovações do mercado. Nossos atletas das equipes de robótica aplicam conceitos de aprendizado de máquina para manterem o alinhamento do robô durante seu deslocamento em um tapete de missões. Essa técnica chamada de Controlador PID – Controlador proporcional integral derivativo – corrige os desvios da rota de forma proporcional e atua corrigindo possíveis falhas geradas por uma infinidade de fatores externos, como o atrito dos pneus no solo.

Equipe Amigos Droids discute estratégia de alinhamento do robô.

E aí, gostou de conhecer mais e entender melhor sobre Inteligência Artificial? Nos conte nos comentários de que maneiras ela está presente no seu dia a dia! 
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