Ótimo!  Se está errado, temos um problema para resolver! 

Nesse momento, o mediador, seja professor, um colega, pai, ou mãe, dá ao erro um lugar de suma importância para a aprendizagem e provoca o despertar do desejo para aprender.

Ao analisar o erro, o aprendiz identifica os conhecimentos que precisa buscar para resolvê-lo e inicia o processo que irá conduzi-lo à metacognição, ou seja, a tomada de consciência do que ainda não sabe e precisa aprender.

Nesses momentos, é comum ouvir um estudante dizer: “Nossa! Agora entendi o que era para fazer!”. 

Isso mostra como o erro,  quando conscientemente elaborado, possibilita a oportunidade de revisão, retomada e avanço. Esse movimento, do ponto de vista neurológico, é essencial para a aprendizagem e para a formação da memória relativa ao conhecimento. Além de impactar positivamente na formação do mindset de crescimento do estudante.

Conheça mais sobre a nossa metodologia de aprendizado baseada em problemas em nosso site e veja também como levar esta metodologia para sua escola.

Por: Débora Lana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *