Do LEGO ao Scratch Jr: o que seu filho/filha está aprendendo nas aulas de robótica
Nos últimos meses, a turma do DHEL jr participou de uma jornada cheia de descobertas no módulo de robótica com LEGO®, e em agosto inicia uma nova fase: o módulo de programação com Scratch Jr, em um novo ciclo de aprendizado, criatividade e expressão digital.
O que fizemos até aqui: robótica com LEGO®
Durante o semestre, as crianças vivenciaram diferentes desafios com robôs LEGO®, aprendendo conceitos de mecânica e programação de forma concreta e lúdica. Construíram uma catapulta para explorar o princípio da alavanca: quanto maior o braço, mais força no lançamento. Esse tipo de experimento favorece o raciocínio sobre causa e efeito e estimula a formulação de hipóteses.

Exploraram também um robô cabo de guerra, onde testaram diferentes tipos de rodas, trabalharam com engrenagens para aumentar a força e ajustaram a potência do motor para melhorar o desempenho. A atividade não foi sobre vencer a disputa, mas sobre compreender o papel de cada parte do robô na tarefa proposta, fazendo testes e analisando resultados para tomar decisões. O uso de sensores e comandos de repetição simples abriu espaço para diálogos sobre automação e controle de ações.
Cada projeto teve momentos de montagem, escrita de códigos, testes e ajustes. As crianças aprenderam que, para fazer um robô funcionar bem, é preciso revisar o código, reposicionar peças e analisar a relação entre a mecânica do robô e o código que o comanda. Essa prática fortalece tanto o raciocínio lógico quanto a atitude investigativa diante dos desafios.
O que vem pela frente: módulo Scratch Jr
Neste novo módulo, o foco será aprender a programar usando blocos visuais, de maneira simples e divertida. Com o Scratch Jr, os(as) estudantes vão criar animações e histórias interativas, programando personagens para se movimentar, falar, mudar de cenário e responder a eventos.
Ao longo das aulas, vamos trabalhar a organização de sequências de comandos, a lógica condicional, a repetição de ações e a criação de personagens e roteiros, respeitando o ritmo e a linguagem de cada criança.

A proposta é que cada criança desenvolva um projeto pessoal de animação, combinando imagens, movimentos, falas e sons. Esse processo envolve planejamento, testes e ajustes, promovendo o aprendizado de programação, a expressão criativa e a comunicação de ideias.
Pensamento computacional e competências socioemocionais
Tanto no módulo de robótica com LEGO® quanto no Scratch Jr, os(as) estudantes exercitam o pensamento computacional, que envolve planejar ações, testar hipóteses, observar padrões e resolver problemas. Por exemplo, ao programar um personagem para dar a volta na mesa e ele parar no lugar errado, a criança precisa identificar o erro na sequência de comandos e reorganizá-la.
Incentivamos e criamos experiências de aprendizagem que fortalecem as competências socioemocionais como o trabalho em equipe, a comunicação entre os colegas, o respeito às ideias do outro e a perseverança diante dos erros. São essas vivências que ajudam cada criança a crescer com autonomia e confiança, na robótica e em muitos aspectos da vida escolar e pessoal.