De fevereiro a abril, a turma do DHEL full esteve mergulhada em um projeto que envolve eletrônica, programação e design: a criação de um dispenser automático de ração para pets. Essa atividade foi uma oportunidade de integrar diversas habilidades tecnológicas e ampliar o repertório dos(as) estudantes para solucionar problemas do mundo real.

Um projeto completo: do código ao protótipo
O projeto é desenvolvido em várias etapas. Começamos com a exploração da plataforma Arduino, onde os(as) estudantes aprenderam a montar circuitos, compreendendo conceitos como polaridade, tensão elétrica, sinal digital e analógico. Utilizando o simulador Tinkercad* e os kits físicos, eles(as) testaram diferentes variações de e comandos do Arduino e praticaram o uso de botões e sensores.
Na segunda fase, aprofundaram seus conhecimentos no uso do servo motor e do sensor ultrassônico, compreendendo como deve ser a escrita do código para detectar a aproximação de um animal e acionar a abertura da ração de forma automática. Esse é um momento essencial para pensar sobre automação residencial e as inúmeras possibilidades da eletrônica aplicada a problemas do cotidiano.
Mais adiante, a turma passou a trabalhar na montagem física da estrutura do dispenser, utilizando materiais simples como copos de yakult, palitos de sorvete, papelão e cola quente. Ao mesmo tempo, ajustavam o código no Arduino para garantir que o sistema abrisse apenas quando um objeto estivesse a uma distância específica e permanecesse lá por alguns segundos. Isso exigiu o uso de lógica condicional, filtragem de dados e laços de repetição.
O resultado? Um sistema que une hardware, software e design, com base em princípios de engenharia e pensamento computacional.
O que vem por aí: torneio Fx4
Em maio, a turma do DHEL full iniciou os estudos e preparativos para participar de mais uma fase do torneio FX4 com data prevista para final de agosto. Aguardem!

Um passo além: pensamento computacional e competências do futuro
Neste projeto, os(as) estudantes aprenderam a montar circuitos e programar comandos, desenvolvendo um pensamento estruturado para identificar problemas, quebrá-los em partes menores, planejar soluções e testar hipóteses com autonomia e criticidade.
Além disso, o trabalho em grupo, a divisão de tarefas e os momentos de testes e ajustes colocam em prática habilidades como comunicação clara, respeito às ideias dos colegas, perseverança diante das falhas e organização para cumprir objetivos em equipe, competências fundamentais para o século XXI.
Em breve: aula dos pais
A turma do DHEl jr está preparando a aula dos pais para julho, um momento especial em que eles/elas terão a oportunidade de apresentar os alguns projetos desenvolvidos ao longo do semestre. É uma experiência muito rica para eles e para vocês, e temos a certeza de que será um momento inesquecível!
Em breve enviaremos o save the date!
*programa de prototipagem desenvolvido pela Autodesk para crianças, jovens e adultos interessados em CRIAR “coisas”.