As metodologias ativas são assuntos recorrentes aqui no blog. Nós da DHEL acreditamos muito na implementação de uma educação mais dinâmica, e hoje, vamos falar sobre a importância do professor e seu papel nesses novos modelos de ensino.

Metodologias ativas de aprendizagem são estratégias pedagógicas que buscam incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a construção do conhecimento de forma significativa e autônoma.

Nas metodologias ativas, os alunos são estimulados a trabalhar em equipe, a resolver problemas, a participar de discussões e a realizar projetos, entre outras atividades que os colocam no centro do processo de aprendizagem.

O papel do professor nas metodologias ativas é diferente do tradicional modelo de ensino, em que o professor é a fonte principal do conhecimento e os alunos são receptores passivos.

Nas metodologias ativas, o professor assume um papel de facilitador, orientador e mediador do processo de aprendizagem dos alunos, criando oportunidades para que os estudantes possam construir seu próprio conhecimento e desenvolver habilidades e competências.

Existem vários tipos de metodologias ativas, que podem ser aplicadas em conjunto ou individualmente. Algumas delas são:

Sala de aula do futuro

Esse conceito consiste na ideia de criar uma aprendizagem que acompanhe os avanços da tecnologia, criando estudantes que estejam preparados para a sociedade do futuro e os desafios que ela traz consigo. 

Os alunos aprendem a lidar com situações que podem não ser tão evidentes agora, mas que serão parte do cotidiano de todos daqui uns anos. Eles aprendem a lidar com consequências das mudanças climáticas, como escassez de água, reciclagem e tratamento de resíduos como o plástico, por exemplo. 

Gamificação da educação

Essa metodologia é aplicada muitas vezes através do uso de tablets, computadores e/ou smartphones para a realização de atividades interativas. Também utiliza-se materiais como jogos de tabuleiro, atividades manuais e baralhos de cartas, sempre relacionadas ao conteúdo estudado em sala de aula. O ideal, é que as duas opções sejam utilizadas em união, proporcionando o uso e domínio da tecnologia, mas, ao mesmo tempo, a desconexão e valorização do off-line.

Fazer isso, garante que os estudantes tenham uma aprendizagem mais dinâmica e fora do convencional, o que a torna mais interessante e atrativa.

Sala de aula invertida

O método da sala de aula invertida, foi criado em 2007 pelo professor de ciências do Colorado Aaron Sams, e é focado em proporcionar uma educação dinâmica, onde o aluno passa a ser protagonista de sua aprendizagem, enquanto o professor assume o papel de expositor.

Isso é feito através da implementação do ensino híbrido, que significa que uma parte do processo de aprendizagem será feita no ambiente escolar, e outra o aluno fará em casa. Mas não confunda! Ensino híbrido nem sempre significa ter aulas presenciais em dias alternados como experienciamos na pandemia.

Peer Instruction

Esse método consiste basicamente em tornar o aluno mais participativo no processo de aprendizagem, e a função do professor se torna introduzir, incentivar a participação do aluno e, por fim, aprofundar esse conhecimento já adquirido.

Durante esse aprofundamento, o professor pede que os alunos respondam uma questão de múltipla escolha sobre o assunto em pauta e com base nos erros e acertos, identifica quais temas precisam ser trabalhados mais detalhadamente e quais os alunos já compreenderam.

Assim, as próximas aulas são focadas em trabalhar essas dificuldades apresentadas anteriormente para então saná-las.

Por mais que cada método de ensino tenha suas particularidades, a função do professor é parecida em todos eles. Algumas das principais funções do professor nas metodologias ativas incluem:

Planejar e organizar atividades que promovam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Estimular a colaboração e a interação entre os alunos, criando oportunidades para que eles possam trabalhar emequipe e compartilhar conhecimentos.

Proporcionar feedback as alunos, tanto individual quanto coletivamente, para que possam refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem.

Promover a reflexão crítica sobre os temas abordados, incentivando os alunos a questionar, argumentar e avaliar informações.

Apoiar e orientar os alunos na resolução de problemas e na realização de projetos.

Acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, identificando as dificuldades e os avanços alcançados.

Em resumo, o papel do professor nas metodologias ativas é criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo, em que os alunos possam construir conhecimento de forma ativa e autônoma, e onde o professor é um guia, orientador e facilitador do processo.

E ai, você como professor, se sente preparado utilizar essas metodologias em suas aulas? E você, escola? Possui professores preparados pra isso? Nos contem nos comentários! 

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