Você sabe o que se aprende na educação infantil? A educação no Brasil é dividida como básica e superior. Neste conteúdo, você vê mais informações sobre a primeira etapa da educação básica, a educação infantil.

Mas primeiro precisamos entender como é feita essa divisão e o que cada uma representa para o aluno e para o sistema educacional brasileiro.

As etapas da educação básica

A BNCC, Base Nacional Comum Curricular, estipula o que deve ser ensinado em cada etapa da vida escolar, para que, independente da região, da renda ou da metodologia adotada pela escola, todas as crianças e adolescentes estejam nos mesmos níveis de escolaridade.

Esses níveis são baseados na etapa escolar e na faixa etária que se encaixam, garantindo equidade na educação dos estudantes de todo o país.

Com isso, a educação básica foi dividida em 3 níveis:

O que se aprenda na educação infantil?

Na maioria das vezes, a educação infantil é o primeiro contato que as crianças têm com outras pessoas fora da família, onde elas começam a criar vínculos e convívio social. Nessa primeira etapa de formação, as atividades são voltadas para construir o intelecto emocional, social e cultural. 

A BNCC criou 6 direitos de aprendizagem para as crianças no primeiro nível escolar, sendo eles: brincar, se conhecer, explorar, conviver, participar e expressar.

Estimulam também a coordenação física e motora, além de instigar a curiosidade e a criatividade e autonomia das crianças. A escola, nesse primeiro contato, funciona como uma extensão do ambiente familiar, com atividades lúdicas, brincadeiras e jogos que incentivem o aluno a aprender enquanto brinca. 

A importância da educação infantil

É a educação infantil que molda os primeiros traços e etapas da aprendizagem da criança como indivíduo de uma sociedade.

Na maioria das vezes, a escola é o primeiro ambiente além de sua casa que a criança tem contato e, também, o lugar que ela mais frequenta.

Por isso, é de extrema importância que os educadores dessa etapa escolar estejam aptos à lidar com os alunos no início de sua formação, além de tornar o ambiente escolar um ambiente humanizado e acolhedor, de maneira que incentive mais ainda o aprendizado. 

Grupos da educação infantil

A educação infantil foi pensada para crianças dos 0 aos 5 anos, sendo obrigatória a partir dos 4 anos de idade. Assim como a educação básica, também é dividida em grupos, focados em atender melhor as necessidades de cada faixa etária:

Creche 

Também conhecida como berçário, para crianças de 0 a 11 meses, preza pelo início da inclusão da criança no meio social. Pela pouca idade, ainda não existe uma base curricular, mas o Ministério da Educação disponibiliza orientações e conteúdos didáticos para serem usados pelos educadores como base.

Grupo 1 

Pensado para crianças de 1 a 2 anos, esse grupo foca em um dos direitos de aprendizado: a exploração. Nessa idade as crianças já estão mais independentes e curiosas, e a escola usa isso a seu favor.

Grupo 2 

Atende crianças aos 2 anos de idade, fase em que começam a ter mais auto conhecimento, por isso trabalha-se para construir uma base de inteligência emocional e social na criança, além de conhecer o próprio corpo e suas funções.

Grupo 3

Para crianças aos 3 anos de idade, que iniciam sua jornada para a alfabetização, ainda com brincadeiras e atividades lúdicas, mas que incentivem a leitura, escrita e fala.

Grupo 4

Nessa fase, crianças de 4 anos são ainda mais direcionados e incentivados no processo de alfabetização, dessa vez mais detalhadamente.

Grupo 5

Com 5 anos, na última etapa antes do ensino fundamental, as crianças são estimuladas a utilizar a autonomia que já têm: desenvolvem senso crítico, criam vínculos por conta própria e melhoram a percepção do mundo ao seu redor.

A educação infantil na DHEL

A DHEL também trabalha dividindo seus cursos de acordo com a faixa etária dos alunos.

Para as crianças da educação infantil é oferecido o curso DHEL Mini. Ele é destinado à crianças de 4 e 5 anos, no 1° e 2° períodos da escola. Nessa fase de pré-alfabetização, o propósito é alimentar a imaginação e conectar a fantasia ao modo de construir.

As plataformas utilizadas incluem máquinas simples, desenhos, protótipos de papel, Magforms e LEGO Code Express, que introduzem o pensamento computacional com blocos programáveis. Não há atividade em telas.

Agora que você entendeu o que se aprende na educação infantil e quais são os seus grupos, não deixe de nos seguir no Instagram @robotica.dhel para receber diversos outros conteúdos!

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