A turma do DHEL one está vivendo um momento muito especial. Depois de explorar conceitos de programação em robótica e na criação de animações e games, circuitos eletrônicos e criação de robôs, chegou a hora de transformar tudo isso em algo maior: usar o que aprenderam para propor soluções reais para o mundo à sua volta.

Em agosto e setembro, os(as) estudantes vivenciaram o módulo de programação com Scratch, onde criaram jogos, histórias e simulações com lógica condicional, laços de repetição e variáveis. Agora em outubro, começam a aplicar esse repertório em um novo desafio: criar soluções tecnológicas inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — temas como cidades mais sustentáveis, energia limpa ou combate à fome. Essa jornada culminará na Robocopa, nosso evento de encerramento do ano, que acontece no dia 06 de dezembro.

Aprender criando: os módulos que preparam para o mundo real

No Scratch, os(as) estudantes aprenderam a organizar ideias, criar instruções lógicas e testar hipóteses. Com jogos sobre reciclagem, histórias de reflorestamento e animações educativas, eles/elas perceberam como a tecnologia pode comunicar valores e propor mudanças.

Essas experiências se somam ao que já vivenciaram com robótica com LEGO® e eletrônica. Montando sistemas com sensores, motores e LEDs, os(as) alunos(as) entenderam como a tecnologia funciona por dentro — e, mais do que isso, como ela pode ser usada com intenção.

Projetos com propósito: das ODS à ação concreta

A partir de outubro, cada turma escolheu uma ODS como ponto de partida e passou a trabalhar com a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Isso significa que as aulas agora giram em torno de um problema real que precisa de uma solução criativa, viável e impactante.

Alguns exemplos de perguntas que orientam os projetos:

🔎 Como tornar o descarte de lixo mais eficiente com sensores e robôs?
🔎 Como construir um robô que auxilie pessoas com mobilidade reduzida?
🔎 Como a eletrônica pode ajudar uma cidade a economizar energia?

Cada grupo define seu plano, pesquisa referências, desenha um protótipo e coloca a mão na massa. Eles planejam, testam, erram, corrigem e aprendem o tempo todo, juntos. O conteúdo técnico continua presente, mas agora com um objetivo claro: usar o que sabem para propor uma solução e gerar impacto positivo.

Pensamento computacional com sentido

Esse processo propicia o desenvolvimento do pensamento computacional — quebrar um problema grande em partes menores, identificar padrões, prever comportamentos e testar diferentes soluções. Mas mais do que isso, os(as) estudantes estão aprendendo a pensar de forma crítica e criativa diante de questões reais.

A tecnologia se torna uma linguagem para agir no mundo, e não apenas uma ferramenta de aula.

Ao longo do caminho, também desenvolvem habilidades fundamentais como:

Save the date: Robocopa 2025

Todo esse processo será compartilhado na Robocopa, no dia 06 de dezembro. Um evento em que os projetos ganham forma, os aprendizados se tornam públicos, e as crianças e adolescentes mostram que são capazes de pensar soluções para o presente e para o futuro.

Contamos com vocês nesse momento tão especial: um encontro entre a escola, a família e o mundo que nossos(as) estudantes estão ajudando a construir.

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