Nos últimos meses, a turma do DHEL jr participou de uma jornada cheia de descobertas no módulo de robótica com LEGO®, e agora inicia uma nova fase: o módulo de eletrônica, em um novo ciclo de aprendizado, desafios e descobertas.

O que fizemos até aqui: robótica com LEGO®

Durante o primeiro módulo do semestre, as crianças vivenciaram diferentes desafios com robôs LEGO®, aprendendo conceitos de mecânica e programação de forma concreta e lúdica. Construíram uma catapulta para explorar o princípio da alavanca: quanto maior o braço, mais força no lançamento. Esse tipo de experimento favorece o raciocínio sobre causa e efeito e estimula a formulação de hipóteses.

Exploraram um robô cabo de guerra, onde testaram diferentes tipos de rodas, trabalharam com engrenagens para aumentar a força e ajustaram a potência do motor para melhorar o desempenho. A atividade não foi sobre vencer a disputa, mas sobre compreender o papel de cada parte do robô na tarefa proposta e aprender a fazer testes e analisar resultados para a tomada de decisão. O uso de sensores e comandos de repetição simples em diversas programações abriu espaço para diálogos sobre automação, controle e tomada de decisão.

Cada projeto teve momentos de montagem, escrita de códigos,  testes e ajustes. As crianças aprenderam que, para fazer um robô funcionar bem, é preciso revisar o código, reposicionar peças e analisar a relação entre a mecânica do robô e o código para ele escrito. Essa prática fortalece tanto o raciocínio lógico e analítico  quanto a atitude diante de desafios.

O que vem pela frente: módulo de eletrônica

Neste módulo, o foco é compreender e explorar os fundamentos dos circuitos eletrônicos. Com o apoio de materiais adequados à faixa etária, os(as) estudantes aprendem como funciona um circuito completo, como a energia percorre os fios e como componentes como LEDs, motores e interruptores devem ser conectados.

Logo nas primeiras aulas, eles já montaram circuitos com massinha condutora, fios com garras jacaré, protoboards e resistores. Tudo isso é apresentado de forma prática, sempre a partir de perguntas instigantes, como: “O que faz a luz acender?” ou “O que acontece se a gente inverter os fios?”.

Em breve, cada estudante receberá seu próprio kit de eletrônica para montar um ventilador com interruptor e levar para casa! Será uma excelente oportunidade para conversar em família sobre o que seu(ua) filho(a) está aprendendo.

Pensamento computacional e competências socioemocionais

Tanto no módulo robótica com  LEGO® quanto no módulo Eletrônica, os(as) estudantes  exercitam o pensamento computacional,  que envolve planejar ações, testar hipóteses, observar padrões e resolver problemas. Por exemplo, ao perceber que o LED não acende, é preciso avaliar as conexões, a polaridade e testar outras possibilidades. 

Incentivamos e criamos experiências de aprendizagem que fortalecem o trabalho em equipe, a comunicação entre os colegas, o respeito às ideias do outro e a perseverança diante dos erros. São essas vivências que ajudam cada criança a crescer com autonomia e confiança, na robótica e em muitos aspectos da vida escolar e pessoal.

Um convite especial

A turma do DHEl jr está preparando a aula dos pais para julho, um momento especial em que eles/elas terão a oportunidade de apresentar alguns projetos desenvolvidos ao longo do semestre. É uma experiência muito rica para eles e para vocês, e temos a certeza de que será um momento inesquecível!

Em breve enviaremos o save the date!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *