A turma do DHEL one encerrou recentemente o módulo de robótica com LEGO®, e agora começa uma nova etapa nas aulas: o módulo de eletrônica.
Durante as aulas de robótica, os(as) estudantes vivenciaram experiências práticas que ajudaram a compreender conceitos essenciais de mecânica, programação e automação. Começamos com a montagem de uma garra robótica, onde os(as) estudantes programaram motores para realizar movimentos de abrir e fechar, utilizando sensores de toque, exploraram o funcionamento das máquinas simples, como polias, correias e engrenagens, e também a lógica de “se… então…”, base da programação condicional.

A turma trabalhou com um guindaste motorizado, que utiliza engrenagens para multiplicar força e controlar o movimento do cabo. Essa construção permitiu que observassem, na prática, a relação entre velocidade e força e também criassem algoritmos para subir e descer a carga com precisão.
Dentre outros desafios, temos o robô de delivery, um modelo autônomo que identificava cores diferentes com sensor de cor, associando cada cor a uma ação, como abrir uma porta ou seguir determinado caminho. Essa atividade ampliou o raciocínio dos(as) estudantes sobre tomada de decisões baseada em dados, que são captados pelos sensores e processados pelos códigos.
Mais do que construir robôs, os(as) estudantes foram convidados(as) a refletir sobre estratégia, eficiência e cooperação, fortalecendo também o trabalho em equipe e a autonomia no processo de montagem e programação.
O que vem por aí: módulo de eletrônica
No módulo de eletrônica, os(as) estudantes irão compreender como a energia elétrica se transforma em luz, som ou movimento e como é possível controlar esses efeitos com circuitos simples. Eles estão utilizando protoboards, LEDs, resistores, motores, buzzers e push buttons para criar conexões reais e entender, na prática, o que é polaridade, como a energia circula e o que pode fazer um circuito funcionar ou falhar.
Já nas primeiras aulas, montaram circuitos com simuladores digitais no Tinkercad* e, em seguida, passaram para a prototipagem física. Eles(as) aprendem a nomear componentes, entender o papel de cada um no circuito e realizar testes para solucionar falhas. Um erro comum como inverter um LED ou esquecer um fio vira uma excelente oportunidade de aprendizado.
E temos uma novidade empolgante: cada estudante receberá um kit consumível para montar um mini aspirador de pó e um carro e levar para casa! Será uma excelente oportunidade para conversar em família sobre o que seu(ua) filho(a) está aprendendo.

Pensamento computacional e habilidades para a vida
Tanto no módulo robótica com LEGO® quanto no módulo Eletrônica, os(as) estudantes desenvolvem o pensamento computacional, com foco na resolução de problemas, organização lógica e compreensão de causa e efeito. A cada atividade, aprendem que errar faz parte do processo, e que revisar, testar e ajustar são práticas essenciais em qualquer protótipo de projeto.
Incentivamos e criamos experiências de aprendizagem que propiciam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como a cooperação, a persistência diante de obstáculos, a comunicação em grupo e a confiança para apresentar ideias e soluções.
Em breve: aula dos pais
A turma do DHEl one está preparando a aula dos pais para julho, um momento especial em que eles/elas terão a oportunidade de apresentar alguns projetos desenvolvidos ao longo do semestre. É uma experiência muito rica para eles e para vocês, e temos certeza de que será um momento inesquecível!
Em breve enviamos o save the date!
*programa de prototipagem desenvolvido pela Autodesk para crianças, jovens e adultos interessados em CRIAR “coisas”.