À medida que o tempo passa, tudo evolui, inclusive as salas de aula e os métodos de ensino. Você já ouviu falar sobre sala de aula invertida? Hoje vamos te contar tudo que você precisa saber sobre essa metodologia que é bem diferente do tradicional que estamos acostumados a ver por aí.

O que é sala de aula invertida? 

O método da sala de aula invertida, foi criado em 2007 pelo professor de ciências do Colorado Aaron Sams, e é focado em proporcionar uma educação dinâmica, onde o aluno passa a ser protagonista de sua aprendizagem, enquanto o professor assume o papel de expositor.

Isso é feito através da implementação do ensino híbrido, que significa que uma parte do processo de aprendizagem será feita no ambiente escolar, e outra o aluno fará em casa. Mas não confunda! Ensino híbrido nem sempre significa ter aulas presenciais em dias alternados como experienciamos na pandemia.

Dentro da dinâmica da sala de aula invertida, o ensino híbrido acontece da seguinte forma: o aluno estuda o conteúdo teórico em casa, e as atividades referentes a ele são realizadas na escola, junto aos outros alunos e mediadas pelo professor. 

O modelo de ensino invertido possui 4 pilares

É como se fosse, de fato, uma inversão do que estamos acostumados a ver; o dever de casa é feito na escola e as aulas conteudistas são feitas em casa, de maneira assíncrona. Esse quadro comparativo é capaz de exemplificar melhor as diferenças entre a metodologia tradicional e a invertida. Confira: 

Explicando cada etapa da educação invertida:

Antes da aula o professor tem um prazo de 3 a 5 dias úteis anteriores à aula para liberar os conteúdos e recursos didáticos, para que assim, o estudante consiga se organizar e garantir o máximo de aproveitamento no conteúdo ofertado.

O aluno acessa, de sua casa, os conteúdos disponibilizados pelo professor, faz leituras, participa de fóruns e assiste videoaulas. 

O professor orienta que os alunos anotem suas dúvidas para levá-las para a sala de aula e lá elas são esclarecidas. Às vezes, o professor também pede que os alunos respondam algum questionamento, fórum ou atividade sobre o conteúdo em questão, para que ele consiga abordar o assunto da melhor forma possível quando chegar o momento da aula.

Durante a aula os alunos dão ao professor um feedback a respeito dos recursos didáticos utilizados no momento pré-aula, assim, o professor consegue identificar se eles estão ou não realizando o uso desses materiais e estudando o conteúdo programado.

Depois disso, a aula começa de fato e os alunos realizam as atividades previstas pelo professor, com o auxílio e mentoria do mesmo. Essas atividades proporcionam o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e socioemocionais. Elas são realizadas utilizando diferentes métodos, como o design thinking, aprendizagem por solução de problemas e dinâmicas de grupos.

O professor, como especialista no assunto ensinado, trabalha como mediador das atividades, auxiliando os alunos quando necessário. Ele aproveita esse momento para observar e acompanhar o desenvolvimento de cada estudante, e analisa sobre o desempenho de cada um.

Após a aula os estudantes revisam o conteúdo previamente visto e fazem uma pesquisa documentada ou relatório a respeito da atividade realizada em sala. 

A partir do resultado das atividades e do feedback dos alunos sobre o conteúdo teórico, o professor começa a preparar a próxima aula, dando continuidade ao processo de aprendizagem.

Como são feitas as avaliações 

Falando de um método tão inverso como o próprio nome já diz, chega a ser óbvio dizer que os alunos não são avaliados através de trabalhos e provas, com um número x de questões e pontuações definidas. 

No sistema invertido de aprendizagem, a avaliação dos estudantes é feita a todo momento. Todas as atividades realizadas antes, durante e depois das aulas são avaliadas, e fica a critério do professor quais serão os fatores determinantes da avaliação. 

Essa mudança permite que os alunos foquem em de fato aprender os conteúdos dados, e dificuldade o velho hábito de apenas decorar a matéria da prova, garantindo assim, um aprendizado mais eficaz.

Vantagens da sala de aula invertida para os alunos: 

Incentiva e intensifica o trabalho em equipe entre os estudantes em sala, visto que muitas vezes as atividades propostas são orquestradas em grupo.

Facilita na resolução de dúvidas e dificuldades em relação ao conteúdo, pois o professor tem mais tempo para auxiliar os alunos e, através das atividades, consegue perceber exatamente quais os pontos fortes e quais as dificuldades de cada aluno.

Melhora a autoestima do aluno, que se sente confiante por ter mais autonomia durante sua aprendizagem e domínio sobre os conteúdos ensinados.

Melhora a relação entre aluno e professor, por sair da “mesmice” das maçantes e repetitivas aulas teóricas convencionais.

Cada aluno aprende no seu ritmo, já que estudam em casa por conta própria, os estudantes administram seu tempo da maneira que cada um acha melhor, facilitando com que todos tenham resultados satisfatórios. 

O estudante aprende a ser mais proativo, decisivo e organizado, pois a base de sua aprendizagem é responsabilidade dele.

Permite que os estudantes tenham horários flexíveis e assim, consequentemente consigam encaixar outras atividades no dia a dia, sejam elas educativas ou de lazer, sem prejudicar o desempenho escolar. 

Vantagens da sala de aula invertida para o professor 

O professor passa a ter um domínio melhor das características de seus estudantes, e assim conseguem auxiliá-los de forma mais personalizada e, consequentemente, mais eficaz.

– Com a descentralização do professor, a aula se torna mais produtiva, já que os alunos tendem a se distrair menos. Além disso, o professor consegue auxiliá-los muito mais.

E aí, você como estudante, gostaria de aprender dessa forma? E você, pai/mãe? Gostaria que a educação do(a) seu(ua) filho(a) fosse articulada dessa forma? Conte pra gente! 

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