Sobre a DHEL

A DHEL nasceu em 2010 com o propósito de oferecer experiências de aprendizagem que permitam estudantes de qualquer idade construir um mindset de desenvolvimento de projetos e a capacidade de utilizar a robótica e outras linguagens tecnológicas como meio de prototipação de ideias, produção de conteúdo e criação de soluções inovadoras.

Nossa metodologia

A metodologia DHEL se sustenta em 4 pilares: interação (ou trabalho em equipe), protagonismo e autonomia do aprendiz, aprendizagem por projetos ou problemas e criatividade.

Acreditamos na importância da interação entre colegas e mentores para criar um ambiente rico de significados. Por isso, nossas aulas são sempre em grupo e o conhecimento é construído junto, à 4 mãos, e o professor é o mediador dessa construção. Nesse processo definimos outro pilar essencial para nossa metodologia: o protagonismo do estudante na construção do seu próprio conhecimento. Ao ser provocado a criar e construir junto ele precisa pensar sobre:

– Que saberes eu tenho para solucionar este problema?

– Que alternativas eu consigo criar?

– O que eu preciso aprender para solucionar este problema?

A partir dessas provocações os projetos se desenrolam com a participação ativa de todos de forma colaborativa. No grupo, surge o desejo de aprender e co-criar com os colegas. Aqui, definimos outro pilar metodológico: a aprendizagem por problemas (Problem Based Learning – PBL). Esta abordagem muda a percepção dos “problemas” de algo ruim para algo “bom”, pois todo problema representa uma ótima oportunidade para criar soluções inovadoras!

Além de útil para motivar os estudantes, essa mudança pode trazer grandes benefícios para o futuro ao cultivar um mindset de crescimento, que “adora resolver problemas”.

Você já deve ter observado que a palavra “criar” já foi repetida várias vezes nesse texto. Ela é uma obsessão nossa e o quarto pilar! Sempre queremos fazer coisas novas ou tentar fazer as mesmas coisas de forma diferente. Criar é o que nos realiza como seres humanos. Já pensou nisso?

Além disso, a criatividade é uma das competências mais necessárias para resolver problemas complexos. E isso é algo essencial para a formação de qualquer jovem.

Tendo nossa metodologia bem estruturas por esses 4 pilares, estamos sempre atentos às novidades tecnológicas para levá-las para sala de aula. Ferramentas como Micro:bit, Arduíno, LEGO® education, softwares de modelagem e impressão 3D, corte a laser, edição de vídeo, animação, criação de games, simuladores de robótica e outros fazem parte das aulas DHEL. 

Quais ferramentas utilizamos?

São materiais físicos que utilizamos para materializar os protótipos e ampliar as experiências de aprendizagem, dentre vários citamos:

Arduino

Plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador e muito utilizada para projetos livres.

Micro:bit 

É um computador que permite aprender como como software o hardware funciona juntos. Ele tem o tamanho de um cartão de crédito e tem LEDs, botões e sensores.

Quais plataformas utilizamos?

Plataformas são softwares e aplicativos que utilizamos em nossas aulas como ferramentas de aprendizagem

Veja algumas das plataformas que estão em uso atualmente:

Ela permite a criação de animações, histórias interativas, simulações ou jogos, desenvolvendo a criatividade e o pensamento computacional.

Tinkercad®

O Tinkercad® é um software on-line de simulação, prototipagem e modelagem em 3D desenvolvido pela Autodesk. Ela permite a introdução ao universo da impressão 3D e da simulação de circuitos criados digitalmente em Arduino e programados em C++, umas das linguagens mais utilizadas no mundo para programação de robôs.

 Open Roberta® Lab

O Open Roberta® Lab é um simulador desenvolvido por um Instituto Educacional da Alemanha (Fraunhofer IAIS). Ele permite testar virtualmente a programação desenvolvida para um robô, simulando sua movimentação e uso de sensores em diversos ambientes virtuais.

Incorporar novas tecnologias ao longo dos anos foi essencial para a execução do nosso propósito, que é desenvolver processos criativos e experiências de aprendizagem em sintonia com o mundo 4.0.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a DHEL? Aproveite a oportunidade e venha e traga seu(ua) filho(a) para estudar com a gente! 

Te convidamos também a nos acompanhar no Instagram e conhecer mais sobre nossos projetos, além de ficar por dentro de todos os conteúdos do blog e muitos outros! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *