Você sabe o que é automação industrial? Ela se trata do uso de tecnologias, como softwares e robótica, para automatizar processos e equipamentos. Continue lendo para aprender também quais são suas vantagens e desvantagens.

Desde sempre, o homem procura formas de facilitar sua vida e suas tarefas do dia a dia.

Isso começou lá na pré-história, com a criação da roda por exemplo, e segue até hoje, com o desenvolvimento das mais avançadas máquinas para os mais diversos propósitos.

 Com o passar do tempo, a ciência e a tecnologia avançaram muito e conseguiram, de fato, simplificar e mitigar várias das dificuldades presentes no passado. 

Muitos desses avanços vieram graças à automação industrial, que nada mais é do que o uso de tecnologias (softwares, dispositivos de controle, sistemas e robótica) para tornar automáticos processos e equipamentos. 

A automação começou a surgir em meados do século XVIII, quando o homem começou a buscar alternativas para substituir o atual sistema de produção agrária, o artesanal, que passou a não fazer mais tanto sentido e foi substituído por um sistema industrial.

Mas foi no século XX, na década de 50, quando a demanda por uma produção mais rápida e precisa começou a surgir, que a automação industrial ganhou força e de fato se popularizou.

Hoje em dia, ela é uma peça chave na indústria, faz parte da nossa rotina e é um dos pilares mais importantes da indústria 4.0

O impacto da automação industrial em nosso dia a dia

Quando fala-se sobre automação industrial, muitos pensam em grandes empresas, indústrias e produções em larga escala.

Isso é, de fato, parte do que ela representa. Mas você já parou pra pensar em como a automação industrial está presente no nosso dia a dia? 

Quando andamos de ônibus, trem ou metrô, muitas vezes utilizamos cartões que são abastecidos com créditos que substituem dinheiro vivo e passagens impressas, como tickets por exemplo.

Esses cartões possuem sensores, e ao aproximá-los da catraca para efetuar o pagamento, esses sensores fazem a leitura do mesmo e, caso haja créditos suficientes para cobrir o valor da passagem, a catraca é liberada e o passageiro pode seguir viagem. Isso é automação industrial. 

Ela também foi uma aliada muito importante na pandemia da COVID-19, e ajudou a por em prática a política contact less, em português “menos contato”, que, como o nome já diz, consiste em soluções que promovem a diminuição do contato físico, evitando a proliferação do vírus. 

Um bom exemplo são as pias e bebedouros automáticos, que possuem sensores de presença programados para que ligar e desligar conforme a necessidade de uso, sem que seja necessário encostar em nada.

Esses mecanismos também são uma ótima alternativa na diminuição do desperdício de água.

Vantagens da automação industrial

A automação industrial se tornou algo essencial nas indústrias, e possui vários benefícios ao longo dos processos de produção.

Sendo suas principais vantagens:

Maior volume de produção 

Essa é uma das maiores vantagens da automação industrial, e o que ajudou a expandi-la mundialmente. A substituição da mão de obra humana pelas máquinas garantiu uma agilidade muito maior na produção. Consequentemente seu volume aumentou.

Mão de obra mais barata

Muitas vezes, o preço da mão de obra é um dos maiores empecilhos dentro do processo de produção. A automação industrial ajuda a amenizar esse problema através da automatização de processos, que gera uma menor necessidade de contratação de funcionários, o que reduz a folha de pagamentos.

Maior qualidade

As máquinas são muito usadas quando a ideia é qualidade. Elas conseguem exercer tarefas muito mais meticulosas que nós humanos. O que garante maior qualidade desde o processo de produção até o produto final.

Mais rapidez na produção

Diferente das pessoas, as máquinas não precisam descansar e não possuem uma quantidade máxima de horas trabalhadas por dia, por isso, podem operar sem parar, e isso permite que haja mais produção em menos tempo.

Mais precisão

Assim como a rapidez e a qualidade, a precisão também é uma característica muito marcante da automação industrial.

As máquinas são programadas para exercer determinada função da melhor maneira possível, com o máximo de precisão que aquela atividade requer. Além disso, uma máquina é capaz de cumprir seu trabalho de maneira muito mais repetitiva.

Mais segurança

Já sabemos que uma das consequências do uso da automação industrial é a diminuição do uso da mão de obra humana, e uma das maiores vantagens dessa substituição é o aumento da segurança nas fábricas, já que o risco de acidentes diminui.

Desvantagens da automação industrial

Como citamos acima, o uso automação industrial possui inúmeras vantagens, porém, é necessário considerar também as desvantagens desse modo de produção, que não são muitas, mas existem.

As principais são:

Dificuldade de adaptação

A automação industrial pode acabar se tornando mais um empecilho que um aliado quando não é usada da maneira correta. É necessário estar atento e fazer as adaptações necessárias para conseguir usufruir de seus atributos da melhor maneira possível.

Redução da taxa de empregabilidade

A substituição de humanos por máquinas pode não ser tão boa para a sociedade quanto é para a indústria.

Apesar de trazer diversas vantagens durante os processos de produção, não podemos deixar de considerar as perdas de emprego decorrentes da automatização de processos, já que a necessidade de contratar certos trabalhadores se torna indispensável.

Robótica e automação industrial

A robótica é a ciência que está relacionada à montagem e programação de robôs, que muitas vezes são usados em processos automatizados, alinhados à automação industrial.

Esses robôs são conhecidos como robôs industriais. Eles são majoritariamente utilizados em atividades repetitivas, que podem ser perigosas ou que demandam mais precisão, agilidade, como solda e corte, por exemplo.

A utilização de robôs nessas tarefas permite que seus objetivos sejam concluídos com mais tranquilidade e rapidez do que seria capaz com funcionários humanos, além de evitar desperdício de materiais.

Os robôs podem sim substituir mão de obra humana, mas também existem aqueles que trabalham em conjunto com os funcionários, esses são os chamados de robôs colaborativos.

No geral, percebemos que a automação industrial já faz parte de nossas vidas e veio pra ficar. Por isso, vale a pena procurar conhecer mais sobre o assunto e ficar de olho nas suas novidades!

Esperamos que tenha gostado de aprender mais sobre o que é automação industrial. Para conhecer mais sobre este e outros assuntos, acompanhe a gente aqui no blog e no Instagram @robotica.dhel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *