A maioria dos cursos on-line oferece aulas gravadas, mas na DHEL é diferente.
Entendemos que o aprendizado não acontece só pela exposição de conteúdo. Nós acreditamos na importância da interação entre colegas e mentores para criar um ambiente rico de significados. Por isso, nossas aulas são por videoconferências ao vivo, com câmeras ligadas e olho-no-olho.
Essa interação é uma condição necessária para o sócio-interacionismo, defendido por Vygotsky, um dos maiores estudiosos do desenvolvimento humano. Para ele, o conhecimento é construído pelo grupo a partir da interação entre colegas e mentores. Ou seja, o conhecimento é construído junto, à 4 mãos, e o professor é o mediador dessa construção.
Vale observar ainda que nesse processo definimos outro pilar essencial para nossa metodologia: o protagonismo dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento. Ao ser provocado a criar e construir junto ele precisa pensar sobre:
● Que saberes eu tenho para solucionar este problema?
● Que alternativas eu consigo criar?
● O que eu preciso aprender para solucionar este problema?
A partir dessas provocações os projetos se desenrolam com a participação ativa de todos de forma colaborativa. No grupo, surge o desejo de aprender e co-criar com os colegas.
Aqui, definimos outro pilar metodológico: a aprendizagem por problemas (Problem Based Learning – PBL). Esta abordagem muda a percepção dos “problemas” de algo ruim para algo “bom”, pois todo problema representa uma ótima oportunidade para criar soluções inovadoras!
Além de útil para motivar os estudantes, essa mudança pode trazer grandes benefícios para o futuro ao cultivar um mindset de crescimento, que “adora resolver problemas”.
Aprendizagem por projetos ou problemas, protagonismo e autonomia do aprendiz e interação (ou trabalho em equipe) são três pilares fundamentais da metodologia da DHEL. Mas, ainda existe um quarto pilar: a criatividade!
Você já deve ter observado que a palavra “criar” já foi repetida várias vezes nesse texto. Ela é uma obsessão nossa! Sempre queremos fazer coisas novas ou tentar fazer as mesmas coisas de forma diferente. Criar é o que nos realiza como seres humanos. Já pensou nisso?
Veja como as crianças pequenas ficam entusiasmadas quando criam algo! Elas não têm ainda a censura instalada dentro delas. Por isso, tudo é lindo. É uma pena que, à medida que crescemos, o medo de errar vai minando nossa vontade de criar.
A criatividade, porém, é uma das competências mais necessárias para resolver problemas complexos. E isso é algo essencial para a formação de qualquer jovem.
Conheça os cursos online da DHEL. Mão-na-massa e interação ao vivo entre colegas e professores!