Hoje, depois de tanto tempo de aulas remotas, a maioria dos pais quer tudo, menos aulas online. Não é mesmo?…

De certa forma, o mundo viu que é possível trabalhar remotamente e que algumas áreas são até mais produtivas no online. Mas, quando as aulas são para crianças, os desafios são enormes.Sabemos que manter no modo focado (OAKLEY, 2019) não é uma tarefa fácil para crianças, jovens e até alguns adultos. Mas sim, é possível.

Existem duas ações que podem ajudar nessa tarefa: criar rituais e marcadores de eventos. Ambos auxiliam na organização do ambiente e sinalizam para o cérebro que é o momento de entrar no modo focado e se concentrar.

O que são os rituais?

São ações que repetimos com o objetivo de mudar de um estado para outro. Um exemplo clássico de ritual é o de “ir dormir”: tomar banho, escovar os dentes, diminuir o barulho, ler uma história ou rezar e no final um beijo de boa noite… Essas ações promovem a passagem de um estado para outro e organizam a atenção das pessoas para as atitudes adequadas ao momento.

Quando preparamos nossos filhos para ir à escola, naturalmente criamos um ritual diário. Provavelmente, na sua família, você segue um roteiro de ações que são repetidas praticamente da mesma forma.

Tais ações garantem que a criança se prepare para sair do “estado de casa” e passar para o “estado de escola” (McLaren, 1991), correspondendo ao padrão de comportamento adequado ao ingresso no contexto escolar, como: estar de uniforme, cabelos penteados, no horário determinado, portando a mochila com materiais do dia, etc.

Nas aulas on-line, dentro de casa, esses rituais precisam ser re-contextualizados para promover a mesma “passagem”. Para isso, crie uma sequência de ações que serão repetidas diariamente para fazer a passagem do “estado sem aula” para o “estado em aula”. Como exemplo de uma sequência de ações temos: 

  1. fazer um lanche antes da aula;
  2. fazer um flashback mental da aula anterior, em 1 minuto (OAKLEY, 2019), para se conectar com a que irá começar;
  3. ligar o computador minutos antes do início da aula e verificar se há atualizações;
  4. desligar o celular;
  5. avisar para os demais membros da casa que vai “entrar na aula”;
  6. fechar a porta.

E o que são os Marcadores?

São referências físicas para lembrar a todos que ali está acontecendo uma aula ou uma atividade de estudo.

Na escola, o próprio edifício é um marcador. Ele é capaz de lembrar a um motorista que passa desavisado pela rua que ali não é lugar de buzinar.

Dentro de casa, precisamos criar alguns “lembretes” para contribuir com a concentração de quem está em aula e organizar o fluxo das outras pessoas que não estão.

Algumas referências que podem ser usadas como marcadores são:

–          a porta fechada, (se for adequado),

–          o uso de fones de ouvido,

–          sentar-se em uma posição específica da mesa,

–          um bilhete de “Não perturbe, estou em aula ou estudando”.

Enfim, marcadores são referências que servem de lembretes que ali está acontecendo uma aula.

Organizar rituais e marcadores com os filhos pode ser bem legal. Além de reforçar a parceria, coloca a criança e o jovem na condição de co-autor e protagonista. No início, é fundamental que vocês façam juntos mas, logo logo, dê a ele essa responsabilidade e passe “a bola” para que siga sozinho.

 

É provável que vocês já utilizem rituais e marcadores. Agora, cientes da importância deles, poderão fazer um uso ainda mais efetivo para direcionar o fluxo e as atenções dentro de casa.

Esses cuidados com a preparação do ambiente contribuem positivamente para a autonomia, para a responsabilidade e para o autodidatismo, competências interpessoais essenciais para o século XXI.

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