Dúvidas frequentes

Funcionamento

Como é o curso de robótica DHEL?

O curso de robótica DHEL é uma atividade extra-curricular, opcional, que ocorre no contra-turno, nas escolas conveniadas.

Em cada turma, os alunos são divididos em grupos de 3 a 4 componentes que utilizam um kit de robótica LEGO e um notebook para programação. Assim, todos os alunos têm chances de participar ativamente como designers e programadores.

Qual é o número de alunos em sala?

As turmas regulares de robótica têm o mínimo de 4 e o máximo de 12 alunos.

Ocasionalmente, uma turma pode ter menos que 4 alunos, com condições contratuais específicas.

Qual é a carga horária do curso de robótica?

O curso de robótica DHEL é composto do mínimo de 16 encontros ao longo do semestre. As aulas têm uma hora e trinta minutos de duração e ocorrem uma vez por semana.

O número total de aulas pode variar em função dos feriados e do número de semanas do semestre, mas o mínimo de 16 aulas é sempre garantido. Para ver o detalhamento das aulas do semestre, acesse nosso cronograma semestral de aulas.

Em caso de feriados, as aulas são repostas?

Os feriados são previstos no nosso cronograma de aula. Cada módulo semestral tem, no mínimo 16 aulas. Estas 16 aulas são garantidas em nosso cronograma.

Apenas são repostas as aulas que forem canceladas por motivos internos à escola, tais como participação em torneios ou outras necessidades. Estas situações serão sempre informadas aos pais com a devida antecedência.

Material

Qual é o material didático utilizado? É preciso comprar algo?

Os alunos utilizam os kits e livros da escola.

Todo nosso material é digital. Utilizamos várias fontes de conteúdo em vídeos, textos e tutoriais. A maior parte delas é livre e está disponível em nosso site.

Em alguns momentos, pode ser solicitado que o aluno leve um pendrive com pesquisas e/ou programações desenvolvidas em casa.

Quais kits de robótica são utilizados?

LEGO WeDo 1.0
LEGO WeDo 2.0
LEGO MINSTORMS EV3 Education

Utilizamos kits WeDo 1.0 (9580) e WeDo 2.0 (45300) para as turmas de até 8 anos. Para os alunos maiores, utilizamos o MINDSTORMS EV3 (45544).  Além dos kits de robótica, utilizamos vários kits LEGOdiferentes para criar o contexto e as estruturas das missões.

O MINDSTORMS EV3 possui uma versão home, que pode ser facilmente encontrada no varejo, com o código 31313. Ambos são muito parecidos e possuem o mesmo bloco programável. O que varia são algumas peças decorativas, sensores infra-vermelho/ultrassom, controle remoto e bateria recarregável.

Os alunos podem levar os robôs para casa?

Não. Os robôs são da escola. Eles são utilizados por várias turmas. Por isso, eles precisam ser parcialmente montados e desmontados todos os dias.

Qual linguagem de programação é utilizada nas aulas?

Os robôs são programados utilizando softwares gráficos da LEGO, desenvolvidos pela Autodesk.

Os softwares são gratuitos e podem ser baixados no site da LEGO, listado abaixo:

https://education.lego.com/en-gb/downloads

Aspectos pedagógicos

Qual é o conteúdo programático do curso?

Nossos cursos de robótica são baseados na resolução de problemas (problem-based learning). Dessa forma, o conteúdo não é definido previamente, mas construído à medida da necessidade do grupo. Embora haja um grande espaço para criação e experimentação, cada curso tem alguns requisitos mínimos a serem cumpridos. Eles podem ser acessados na página de cada curso.

Os pais podem acompanhar este processo pelas atividades e notícias que são encaminhadas para casa e/ou publicadas em nosso site.

Como a robótica desenvolve o trabalho em equipe?

Em todas as aulas, é lançado um desafio novo que serve de mote e motivador para os grupos. Esses desafios são complexos e projetados para exigir o trabalho em equipe. Dessa forma, enquanto parte do grupo trabalha na construção do robô a outra se dedica ao planejamento dos descolamentos, suas medições e sua programação. Somente com o trabalho bem coordenado e gerenciamento do tempo é possível completar a missão!

Como a DHEL trabalha o STEM e O STEAM?

Esses termos estão em moda ultimamente. STEM é o acrônimo de Science, Technology, Engineering and Math. O princípio básico é fomentar o desenvolvimento das habilidades técnicas na educação de crianças e jovens. Já o STEAM, acrescenta o Arts, com a inteção de incluir reflexões artísticas e éticas ao processo.

Em suma, enquanto o STEM desenvolve o pensamento sobre como as coisas podem ser produzidas, o STEAM acrescenta um porquê e um para quem.

Os nossos cursos trabalham a criação diariamente. Este contexto criativo aliado à sedução da tecnologia são grandes aliados para promover um desenvolvimento ético da maior relevância:

Eu quero fazer isso! >> como eu posso fazer isso? >> por que eu deveria fazer isso?

Na DHEL, nós sempre começamos pelo porquê de se criar algo.

Como ficam os novatos e veteranos na turma?

Nós acreditamos na diversidade! No mundo inteiro, escolas de ponta já aplicam este mesmo conceito. Os mais experientes reforçam suas habilidades ao explicar e conduzir os iniciantes e estes, por sua vez, se inspiram nos primeiros.

A diferença máxima de idade dentro das turmas de robótica é de 2 a 3 anos, pois os cursos são organizados em faixas etárias.

Como o aluno evoluem e passam de nível?

Os alunos evoluem dentro do próprio curso. Nossos professores fazem um diagnóstico personalizado, por aluno, e acompanham a evolução com ajuda da coordenação pedagógica.

A sequência de evolução dos cursos é análoga a faixa etária: Jr, One, Full. Não há pré-requisito para entrar em nenhum dos cursos. Porém, alunos com menos de 12 anos que já tenham cursado 4 módulos do curso One podem ir para o curso Full.

O que significa DHEL?

DHEL é o acrónimo de Desenvolvimento de Habilidades de Empreendedorismo e Liderança. Entendemos que empreendedorismo é uma atitude pró-ativa engajada na resolução de problemas e que a liderança é a habilidade que se desenvolve ao colaborar e trabalhar em conjunto com outras pessoas no desenvolvimento de projetos.

Apesar de se pronunciar da mesma forma, não temos nenhuma relação com o fabricante de computadores!

Aspectos contratuais

Por que solicitamos o uso da imagem de seu/sua filho/filha?

Porque acreditamos que o aprendizado alcançado nas aulas de robótica merece ser compartilhado. Ao compartilhar as vivências vamos além do caráter técnico da robótica e abrangemos o senso de comunidade. Sentir-se parte de um grupo e de uma comunidade é fundamental para alcançarmos o objetivo de trabalhar as habilidades de empreendedorismo e liderança.

Fiquem tranquilos: qualquer conteúdo somente será postado após a avaliação da equipe de professores da DHEL.

Cancelamento

A turma pode ser cancelada?

Precisamos ter o mínimo de 4 alunos para iniciar uma turma. Além dos aspectos econômicos inerentes, a turma com poucos alunos não possibilita uma dinâmica de trabalho em equipe que é um dos pilares do curso. Por isso, não iniciamos com turmas menores.

Caso já tenha ocorrido algum pagamento e o aluno não desejar frequentar o curso em outro horário, o valor pago será inteiramente devolvido.

Posso cancelar no meio do curso? Há multas?

Nós acreditamos em clientes satisfeitos! Por isso, não criamos multas ou cláusulas de barreira para eventuais casos de desistência ou evasão.

Todavia, precisamos ter um mínimo de planejamento. Por isso, solicitamos que as descontinuidades sejam comunicadas com 30 dias de antecedência. Se precisar cancelar o curso durante o semestre, faremos uma regra de três simples entre o valor total do curso, o número total de aulas do semestre e o número de aulas cursadas. Assim o resultado é proporcional à quantidade de aulas efetivamente cursadas.